quarta-feira, 19 de abril de 2017

MUNDO: Parlamento britânico aprova eleições antecipadas para 8 de junho

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Proposta da primeira-ministra Theresa May recebeu 522 votos a favor e 13 contra

Premier Theresa May discursa no Parlamento, em Londres - HANDOUT / REUTERS

LONDRES — O Parlamento britânico aprovou com folga nesta terça-feira a proposta da primeira-ministra, Theresa May, de antecipar as eleições gerais para 8 de junho. A premier argumenta que uma vitória dos conservadores na disputa lhe dará mais poder para negociar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) — o chamado Brexit.
May precisava do apoio de pelo menos dois terços dos 650 deputados e conseguiu superar em muito a meta: 522 aprovaram a antecipação das eleições, originalmente previstas para 2020. Apenas 13 votaram contra a proposta e houve mais de 100 abstenções.
— Creio que neste momento deve haver unidade aqui em Westminster, não divisão — discursou May ao Parlamento antes da votação. — É por isso que votar em uma eleição geral é a coisa certa e responsável para todos nós aqui hoje.
Já em clima de campanha, May e o líder opositor, Jeremy Corbyn, se confrontaram em um debate no Parlamento. Enquanto a premier disse que o país iria à falência com os trabalhistas no poder, Corbyn afirmou que não se pode confiar na conservadora, uma vez que ela mudou de ideia sobre a antecipação das eleições.
O líder trabalhista disse ainda aos deputados que os conservadores tinham quebrado promessas em relação ao sistema de saúde, além de "privavem as escolas de dinheiro enquanto reduziam impostos para os ricos".
May, por sua vez, observou que só os conservadores poderiam garantir uma "economia e defesa fortes" e teriam sucesso nas negociações do Brexit.
PREMIER DEFENDE CLAREZA SOBRE O FUTURO
Em uma entrevista à rede BBC horas antes da votação, May disse que não busca “um cheque em branco” para o Brexit e que a realização de eleições antecipadas, em vez de esperar até 2020, evitaria uma situação em que a disputa iria coincidir com o ponto culminante do processo de separação da UE.
— Eu quero clareza sobre o futuro — declarou.
De acordo com o cronograma, espera-se que O Reino Unido deixe formalmente a União Europeia em março de 2019. Antecipando as eleições para junho deste ano, May não terá que convocar uma nova disputa eleitoral até 2022, garantindo uma maior margem de manobra durante o final do Brexit.
— Se você olhar para o calendário, se as eleições fossem realizadas em 2020, nos aproximaríamos da parte mais crucial das negociações — explicou a premier, garantindo que não haveria um segundo referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE.

ÚLTIMAS DE MUNDO

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |