segunda-feira, 17 de abril de 2017

MUNDO: Minoria curda teme consequências de plebiscito na Turquia

FOLHA.COM
DIOGO BERCITO
ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL

A campanha do "não", derrotada no plebiscito deste domingo (16), teve especial apelo na região sudeste da Turquia, que concentra a população curda.
Essa minoria étnica vive um longo embate com o governo central, exigindo maior autonomia. Seu cessar-fogo com as autoridades turcas foi rompido em julho de 2015 e, desde então, milícias curdas reivindicaram uma série de atentados.
Lefteris Pitarakis - 07.jun.2016/Associated Press 
Selahattin Demirtas (à esq.) e Figen Yuksekdag, codiretores do partido pró-curdo HDP

Um dos sinais mais claros da crescente repressão no país é o desmonte da sigla HDP (Partido Democrático dos Povos), criada em 2012 com a proposta de representar as minorias do país, em especial os curdos.
O HDP convenceu os jovens e a classe média e se tornou a terceira força política do país. Dezenas de membros de sua liderança, porém, estão presos. Selahattin Demirtas, codiretor do partido, foi detido em novembro.
Ele afirmou em uma entrevista recente à revista "Foreign Policy", feita na prisão, que os curdos rejeitariam no plebiscito "as políticas do governo e a suspensão dos direitos democráticos".
Foi o que ocorreu em áreas como Tunceli, onde o "não" recebeu 80% dos votos, e Sirnak, 71%.
"Os curdos votaram pelo seu futuro", disse à Folha Levent Piskin, ativista e advogado de Demirtas. "Nossa atitude, é claro, foi de escolher o 'não'. E tivemos um sério impacto no resultado."
O HDP participou do monitoramento da contagem de votos e foi um dos partidos de oposição que contestaram parte das cédulas eleitorais. A atitude pode agravar ainda mais a sua situação.
"A pressão aos membros do HDP está diretamente relacionada a este referendo e seu conteúdo", afirma Piskin. "O governo é nacionalista, islâmico e conservador."
A tensão entre o Estado e a população curda foi especialmente marcada no domingo em Diyarbakir, no sudeste, onde três pessoas morreram em um tiroteio durante o voto em uma escola. Mais de 67% da população dessa área votou "não".

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |