segunda-feira, 17 de abril de 2017

MUNDO: Itália resgata 8,5 mil refugiados em apenas três dias no Mediterrâneo

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Treze pessoas, incluindo criança, morreram tentando chegar à Europa

Imigrantes tentam não se afogar durante operação de resgate no Mediterrâneo - DARRIN ZAMMIT LUPI / REUTERS

ROMA — Em apenas três dias, a guarda costeira italiana relata ter resgatado 8,5 mil pessoas no Mediterrâneo. Além dos socorridos, foram encontrados 13 mortos entre sexta-feira e domingo. A situação se acalmou nesta segunda-feira devido ao mau tempo na costa líbia, de onde partem diversas embarcações precárias e ilegais para levar à costa europeia quem quer fugir da pobreza, das guerras e de perseguições.
— O mar está muito agitado na frente das costas da Líbia e não está acontecendo nenhuma operação de salvamento — indicaram, nesta segunda-feira, autoridades italianas que coordenam as operações nas águas mediterrâneas.
Durante o fim de semana, no entanto, as condições climáticas favoráveis estimularam as atividades de traficantes humanos na costa líbia. Em consequência, se realizaram pelo menos 73 operações de salvamento — uma para cada embarcação improvisada que chegou ao litoral italiano.
Havia muitas crianças entre os 8,5 mil de resgatados. Das vítimas fatais, um era um menino de apenas oito anos.
Além disso, a Agência Europeia de Fronteiras (Frontex), que pertence à União Europeia, afirmou nesta segunda-feira que seus navios haviam resgatado mais de 1,4 mil imigrantes frente à costa líbia durante o fim de semana de Páscoa. Foram realizadas 13 operações de busca e resgate, em coordenação com socorristas italianos.
Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), cerca de 27 mil imigrantes — procedentes, sobretudo, da África Subsaariana — já desembarcaran na Itália em 2017. O número não inclui os 8,5 mil imigrantes dos últimos três dias. O novo índice representa um aumento de mais de 30% nos desembarques em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A Itália se vê no epicentro da crise migratória europeia. Na maioria das vezes, serve de porta de entrada aos imigrantes e refugiados que desejam seguir viagem, em jornadas altamente arriscadas, a outros países europeus. Na rota da imigração, estas pessoas são expostas a diversos riscos e, não raro, a rotinas de exploração.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |