quinta-feira, 9 de março de 2017

PREVIDÊNCIA: Meirelles: redução em idade mínima de aposentadoria para mulheres teria que ser compensada por homens

OGLOBO.COM.BR
POR BÁRBARA NASCIMENTO

Ministro nega aumento da regra de transição

Ministro da Fazenda Henrique Meirelles chega na Câmara dos Deputados para reunião sobre reforma da Previdência. Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que uma possível redução da idade mínima para aposentadoria de mulheres terá que ser compensada pelos homens. Segundo ele, se as trabalhadoras puderem se aposentar aos 60 anos, por exemplo, a regra para homens teria que ser elevada para os 71 anos, como forma de balancear o custo. Ele disse ainda que um aumento da regra de transição é inviável.
A proposta que o governo enviou ao Congresso unifica a idade para recebimento do benefício, em 65 anos, e causa polêmica no Congresso. Esse é um dos pontos que os parlamentares já sinalizaram que querem mexer. Para Meirelles, no entanto, uma elevação muito grande para a idade mínima masculina seria um risco para alguns estados brasileiros, à medida que se aproxima muito da expectativa de vida.
— As contas têm que fechar. Vamos supor que as mulheres vão se aposentar aos 60. Perfeitamente. Homem, no entanto, vai ter que ser, para compensar, aos 71 anos ou um pouco mais. E aí você já começa a se aproximar muito da média de vida dos brasileiros.
Meirelles afirmou ainda que a inclusão de mais pessoas na regra de transição penalizaria quem é mais velho. Da forma como está na proposta hoje, quem está mais próximo da aposentadoria (mulheres a partir de 45 anos e homens a partir de 50) entra em uma regra especial que utiliza, como base de cálculo, o tempo que falta para a pessoa se aposentar. Se pessoas mais jovens entrarem nessa faixa de transição, isso teria que ser compensado entre os mais velhos.
— Aqueles que estão muito próximos da aposentadoria seriam penalizados para beneficiar os mais jovens. isso é uma regra que já se provou inviável, não sustentável.
LAVA-JATO
O ministro ainda afirmou que o envolvimento de vários deputados nas investigações da Lava-Jato não deve atrapalhar o cronograma.
— Eu estou vendo uma responsabilidade muito grande de deputados e nossa expectativa é que o cronograma seja obedecido.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |