quinta-feira, 9 de março de 2017

MUNDO: França: Macron consolida vantagem sobre Le Pen na corrida presidencial

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Centrista venceria líder da extrema-direita em primeiro e segundo turnos, diz pesquisa

Presidenciável Emmanuel Macron faz discurso durante evento de homenagem ao Dia Internacional da Mulher em Paris - GONZALO FUENTES / REUTERS

PARIS — O favoritismo de Emmanuel Macron na eleição presidencial da França se fortaleceu com uma pesquisa de inteções de voto divulgada nesta quinta-feira. Segundo a sondagem, o candidato centrista derrotaria a líder da extrema-direita, Marine Le Pen, em eventuais disputas no primeiro e no segundo turno. Com o novo resultado, o ex-ministro da Economia consolida a posição favorável a 45 dias da votação inicial, já que esta é a segunda pesquisa em uma semana que o coloca na frente de Le Pen.
Na pesquisa da empresa Harris Interactive, Macron aparece vencendo o primeiro turno, marcado para 26 de abril, com 26% dos votos, enquanto Le Pen chegaria em segundo lugar com 25% dos votos. O resultado levaria os dois candidatos à disputa no segundo turno, em 7 de maio, em que o cenário é altamente favorável a Macron. Segundo a sondagem, ele derrotaria a líder da Frente Nacional com 65% dos votos.
No entanto, a corrida presidencial continua difícil de prever, após uma série de surpresas para os franceses na disputa. Uma delas foi a decisão do atual presidente francês, o socialista François Hollande, de não concorrer à reeleição. Outra, por exemplo, foram as vitórias surpreendentes de pré-candidatos que os institutos de pesquisa haviam descartado nas primárias partidárias.
Além disso, escândalos financeiros envolveram Le Pen e o presidenciável conservador François Fillon. Ele já havia se tornado o favorito para a Presidência quando a imprensa francesa relatou que ele havia oferecido empregos-fantasma à sua mulher e aos seus filhos. Desde então, sua campanha entrou em queda livre e ele, agora, aparece em terceiro lugar no primeiro turno, com 20% dos votos.
Caso Fillon se recupere nas próximas semanas e garanta uma vaga no segundo turno contra Le Pen, a previsão é que o ex-premier de 63 anos também saia favorecido. As pesquisas apontam que ele venceria, neste cenário, com apoio de 59% do eleitorado.
O chefe de campanha de Le Pen, David Rachline, minimizou o levantamento desta quinta-feira:
— A realidade neste momento é que Marine Le Pen está na frente em quase todas as pesquisas — afirmou, em referência às previsões para o primeiro turno.
Embora as cifras de Le Pen não tenham mudado em relação à última sondagem da Harris de duas semanas atrás, Macron cresceu seis pontos percentuais neste tempo. A sondagem mais recente da Harris entrevistou 4.932 pessoas entre os dias 6 e 8 de março.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |