sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

POLÍTICA: Reprovação ao governo Temer sobe de 39% para 46%, diz Ibope

OGLOBO.COM.BR
POR LETICIA FERNANDES

Apenas 13% consideram a gestão do peemedebista como ótimo/bom

O presidente Michel Temer - Evaristo Sa / AFP / 7-12-2016

BRASÍLIA - Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira mostra que a reprovação ao governo de Michel Temer subiu sete pontos percentuais desde setembro deste ano e saltou de 39% para 46%. Apenas 13% conisideram a gestão do peemedebista como ótimo/bom. Outros 35% veem a administração do presidente como regular. (CONFIRA A ÍNTEGRA DA PESQUISA)
O percentual de indecisos com relação ao governo Temer diminuiu. Na pesquisa de setembro, 12% dos entrevistados não quiseram ou não souberam avaliar o governo e 17% não o fizeram com relação à maneira de governar do presidente. Em dezembro, esses percentuais recuaram para, respectivamente, 6% e 10%.
Também cresceu o número de entrevistados que disseram não confiar no presidente Temer: são 72%, contra 68% da última pesquisa. O percentual dos que confiam no peemedebista caiu de 26% para 23% dos entrevistados, enquanto 5% não souberam ou não responderam. Na última pesquisa, eram 6%.
A expectativa negativa das pessoas em relação ao restante do governo Temer também aumentou: passou de 38% para 43% os que acreditam que o resto do governo será ruim ou péssimo, enquanto os que tinham a expectativa de um resto de governo ótimo ou bom caiu de 24% para 18%.
MEDIDAS ECONÔMICAS
A pesquisa também avaliou medidas e reformas anunciadas pelo governo que dominaram o noticiário. Foram 7% os que mencionaram notícias sobre a PEC do teto de gastos, que dominou o noticiário, e 4% os que lembraram dos protestos e manifestações contra o limite de gastos públicos.
As manifestações contra o governo Temer também foram lembradas: 15% dos entrevistados fizeram menção aos protestos, contra 14% da última pesquisa.
A pesquisa mediu também a percepção do governo por área de atuação. Os dados econômicos, junto com a Saúde, são os mais desaprovados pela população entrevistada: 80% desaprovam medidas implementadas na área de Saúde, 79% da taxa de juros e 80% dos entrevistados disse desaprovar as políticas sobre impostos no Brasil, enquanto que 70% desaprovam a política de combate à inflação e 76% as ações relacionadas ao combate ao desemprego.
COMPARAÇÃO COM GOVERNO DILMA
A pesquisa CNI-Ibope também comparou o atual governo com o da ex-presidente Dilma Rousseff. São 34% os que avaliaram o governo Temer pior que o de Dilma, contra 31% da pesquisa de setembro. Apenas 21% dos entrevistados acham que a gestão de Temer é melhor que a da petista, enquanto que na pesquisa anterior esse número era de 24%.
Na comparação com setembro, também aumentou de 43% para 47% o percentual dos que acreditam que as últimas notícias são desfavoráveis ao atual governo, e os que consideram as notícias favoráveis à atual gestão foi de 18 para 13%.
Levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 1º e 4 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |