sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ECONOMIA: Meirelles afirma que inflação mostra a volta à normalidade

OGLOBO.COM.BR
POR HENRIQUE GOMES BATISTA, CORRESPONDENTE

Reforma da Previdência deve ser aprovada no máximo no 2º semestre de 2017

O ministro da Fazenda , Hernrique Meirelles - Edilson Dantas / Agência O Globo

WASHINGTON - Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, afirmou nesta sexta-feira em Washington, que a baixa inflação de setembro é uma prova de que a economia brasileira dá um sinal positivo. Em entrevista na capital americana, onde participa das reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, o ministro disse que tem visto uma série de interesses de investidores no Brasil e que o país deverá receber “bilhões de dólares” com o pacote de investimento.
— Parece que a economia brasileira está voltando à normalidade. Aos poucos o país está encontrando seu ritmo — afirmou o ministro. — O que não era normal era ver no Brasil uma inflação em alta e o país em recessão.
A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desacelerou pelo segundo mês seguido, ficando em 0,08% em setembro, informou nesta sexta-feira o IBGE. A taxa é a menor para o mês desde 1998, quando registrou deflação de 0,22%. Considerando todos os meses, o IPCA de setembro é o menor desde julho de 2014, quando o índice ficou em 0,01%. Analistas esperavam 0,19% – bem abaixo do 0,44% de agosto e do 0,54% de setembro de 2015.
Meirelles disse, ainda, que vê um aumento da confiança no Brasil, que a aprovação da PEC do teto dos gastos pela comissão da Câmara por um amplo placar é um sinal de que há comprometimento do Congresso com as reformas econômicas e que o mesmo deve ser obtido com a reforma da Previdência. Ele afirmou que a proposta está sendo finalizada e que pode ser enviada ao Congresso ainda em outubro e que ela deve ser aprovada ainda no primeiro semestre de 2017 ou, na pior das hipóteses, no começo do segundo semestre.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |