OGLOBO.COM.BR
POR LEILA YOUSSEF
Dornelles diz que equipe do Tesouro conclui nesta sexta análise das finanças do estado e nega intervenção branca do governo federal

O governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles: 'Não somos orgulhosos, nós aceitamos ajuda' - Jorge William / Agência O Globo
RIO - Em meio à grave crise financeira que abate do Estado do Rio, o governador em exercício, Francisco Dornelles, disse, na manhã desta sexta-feira ao GLOBO, que vai discutir com o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, o envio do projeto de lei para que seja reconhecido o estado de calamidade financeira já decretado em junho deste ano. A aprovação pelos parlamentares daria um lastro jurídico ao estado e o enquadraria em um artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal que o eximiria de cumprir alguns limites sobre endividamento e teto de gastos.
Dornelles informou ainda que uma equipe de técnicos do Tesouro Nacional está no Rio com a tarefa apenas de realizar uma análise nas finanças do estado. A avaliação será concluída nesta sexta. O próximo passo será o anúncio de medidas mais duras em cima de despesas e receitas.
O governador em exercício disse que conversou logo cedo com o governador licenciado, Luiz Fernando Pezão, que esteve nesta quinta-feira em Brasília em reunião com o presidente da República, Michel Temer. Ele negou que tenha sido negociada uma intervenção "branca" do governo federal na administração estadual. Francisco Dornelles disse ainda que qualquer socorro ao estado é bem-vindo e negou a negociação de um socorro no volume de R$ 14 bilhões.
— Não há nada nesse sentido. O estado recebe de bom grado qualquer tipo de ajuda do governo federal. Não pedimos os R$ 14 bilhões e muito menos a intervenção. Pezão me ligou hoje preocupado e disse que não tocou no assunto - afirmou o governador em exercício, que acrescentou: — Não somos orgulhosos, nós aceitamos ajuda, mas sabemos que não teremos neste momento. O problema é que devemos tomar medidas nossas, corretivas, no campo das despesas e receitas.
Dornelles disse ainda que está fazendo o possível para evitar demissões.

. - .
ÚLTIMAS DE RIO
Espuma densa aparece na água da Lagoa Rodrigo de Freitas
Governo do estado vai rever projetos com empréstimo
Justiça determina novo arresto para pagamento de servidores
Arrestos podem prejudicar empréstimos internacionais ao Rio
Comentários:
Postar um comentário