quarta-feira, 24 de agosto de 2016

TRAGÉDIA: Forte terremoto deixa mais de 120 mortos na Itália

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tremor de 6,2 graus atingiu várias cidades no Centro do país e foi sentido em Roma

Homem é retirado dos escombros na cidade de Amatrice - Remo Casilli/Reuters

ROMA — Um forte terremoto de 6,2 graus atingiu na madrugada desta quarta-feira a região central da Itália, deixando ao menos 120 mortos, de acordo com premier Matteo Renzi. Várias cidades montanhosas foram devastadas, moradores ficaram presos sob pilhas de escombros e milhares de pessoas estão desabrigadas. Afirmando que é hora de agir, Renzi cancelou todos os compromissos no exterior e anunciou que irá à região afetada pelo desastre.
— O momento é de chorar, mas também de agir. Não deixaremos ninguém só, nenhuma família, nenhuma prefeitura — disse Renzi, que deveria participar na quinta-feira de uma reunião com socialistas europeus, juntamente com o presidente da França, François Hollande.
Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi localizado perto da cidade Nurcia, na região de Umbria, às 3h36m (horário local). Uma réplica de 5,5 graus atingiu a região uma hora depois do terremoto inicial.
Forte tremor na região central da Itália deixou dezenas de mortos
Além de Umbria, o sismo causou danos nas áreas de Lazio e Marche, e foi sentido até na distante Nápoles, cidade portuária no Sul italiano. As cidades mais afetadas são Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto.
Os moradores de Roma, a cerca de 170 quilômetros de Nursia, foram acordados pelo abalo, com prédios tremendo por cerca de 20 segundos.
O Exército foi mobilizado para ajudar com equipamentos pesados especiais, e o Tesouro italiano liberou ‎€ 235 milhões de fundos emergenciais. No Vaticano, o Papa Francisco cancelou parte de sua audiência geral para rezar pelas vítimas.
Um homem caminha em meio a escombros em Pescara del Tronto, no centro da Itália, após terremoto A man walks amidst rubble following an earthquake in Pescara del Tronto, central Italy, August 24, 2016. REUTERS/Remo Casilli TPX IMAGES OF THE DAY - REMO CASILLI / REUTERS

ESTRADAS BLOQUEADAS
Fotos aéreas mostraram áreas inteiras de Amatrice, que no ano passado foi eleita uma das cidades históricas mais belas da Itália, arrasada pelo tremor. O prefeito Sergio Pirozzi disse à rede SkyTG24 que o centro do povoado foi destruído e que há pessoas sob os escombros.
Um vídeo da Guarda Florestal, que ajuda nos resgates, mostra o atendimento a uma mulher soterrada em Capodacqua, na província de Ascoli Piceno.
Com apenas 2.600 habitantes, Amatrice é um povoado de montanha muito popular entre os romanos que desejam escapar do calor nos finais de semana de agosto. As estradas de acesso à cidade estão bloqueadas.
— Em uma das estradas há um deslizamento de terra e na outra caiu uma ponte — relatou o prefeito.
O prefeito de Accumoli, Stefano Petrucci, disse que cerca de 2.500 pessoas perderam suas casas na cidade, composta de 17 aldeias.
O último grande tremor que atingiu a cidade de Áquila, em 2009, deixou mais de 300 mortos.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |