quinta-feira, 20 de agosto de 2015

POLÍTICA: À espera da denúncia no STF, Cunha redige nota em que aponta possível acordo para enfraquecê-lo

OGLOBO.COM.BR
POR MARIA LIMA E ISABEL BRAGA

Segundo aliados do presidente da Câmara, texto questiona ausência de Renan nas acusações a serem feitas no Supremo



BRASÍLIA - Em reuniões e consultas por telefone na noite de quarta-feira com aliados da base e oposição, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) , redigiu uma nota que deverá divulgar após o anúncio do procurador-geral Rodrigo Janot, no qual denunciará o parlamentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e lavagem de dinheiro. Cunha decidiu não sair atirando ontem porque quer esperar para ver o conteúdo do despacho de Janot, mas na nota rabiscada a muitas mãos, ele levanta a suspeita de um possível ‘acordão’, por deixar de fora senadores petistas envolvidos no esquema de desvios da Petrobras.
Nas conversas que originaram a nota, Cunha questionou principalmente o fato de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) ficar de fora das denúncias. Com os aliados, argumentou que a situação de Renan é a mesma que a sua, porque também é acusado de receber propina através do deputado Aníbal Gomes.
— Se os petistas e Renan não entrarem nas denúncias, vai ficar claro que houve um acordão para me enfraquecer. É muito estranho esse direcionamento pra mim, nessa primeira leva de denúncias. E Janot vai começar a ser questionado, porque depende do Senado e do governo para ter sua recondução aprovada no Senado — disse Cunha na reunião de ontem, segundo relatos dos presentes.
Das reuniões e conversas por telefone com Cunha para redigir a nota participaram o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), e os deputados Nilson Leitão (PSDB-MT), Fábio Garcia, José Carlos Aleluia (DEM-BA), Manoel Júnior (PMDB-PB), Hildo Rocha (PMDB-MA), André Moura (PSC-SE), Mauro Pereira (PMDB-RS).
Os líderes do Democratas, Mendonça Filho (PE); e do PSDB, Carlos Sampaio (SP), foram consultados por telefone, e aconselharam que Cunha tenha uma reação mais ponderada. Mas há outro grupo, dos chamados “pitbulls”, que defendem que ele “parta pra cima”.
Segundo deputados presentes na reunião, se comentou o fato de o Planalto estar comemorando a denúncia contra Cunha e seu enfraquecimento, esperando que , daqui para frente, frágil, ele decida recuar, negociar e recolher as armas, seguindo a estratégia de Renan.
— O cara tá com água pelo nariz vai negociar o quê? E o que o governo tem para entregar? Não contem com isso. Se vier uma denúncia só baseada em denúncias de delatores, ele vai crescer pra cima — disse um dos aliados de Cunha.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |