quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ELEIÇÕES: Para Berzoini, redução da bancada do PT na Câmara foi maior que a esperada

Do UOL, em Brasília
Leandro Prazeres


Sérgio Lima/Folhapress
Ministro das Relações Institucionais e membro da coordenação da campanha do PT à Presidência, Ricardo Berzoini
O ministro das Relações Institucionais e membro da coordenação da campanha do PT à Presidência, Ricardo Berzoini, disse que a redução da bancada do PT na Câmara foi maior do que a que o partido esperava. Em 2014, o PT perdeu 18 deputados em comparação com a bancada de 2010. "Houve uma redução além daquilo que esperávamos", disse.
Em 2010, o PT elegeu 86 deputados federais. Em 2014, o partido perdeu quase 18% de sua bancada e elegeu apenas 70 deputados. Esta é a menor bancada do partido desde 2002. Em 2002, o PT elegeu 91 deputados federais. Em 2006, foram 83. Em 2010 foram 86 e neste ano, 70.
Segundo Berzoini, um dos motivos que explicam a redução da bancada petista na Câmara está os ataques feitos ao PT no plano nacional. "Acho que temos alguns Estados onde houve um processo de bastante ataque ao PT e isso refletiu também no voto parlamentar", diz Berzoini.
Entre as principais derrotas do PT nas eleições deste ano estão os Estados de São Paulo e Pernambuco. Em São Paulo, o PT perdeu cinco cadeiras na Câmara em relação a 2010.
Naquele ano, o PT elegeu 15 deputados federais em São Paulo. Neste ano, foram 10. Em Pernambuco, a situação foi ainda mais dramática. Em 2010, o PT havia eleito quatro deputados federais no Estado de Eduardo Campos. Neste ano, o partido não elegeu nenhum parlamentar.
Berzoini diz que, em Pernambuco, a queda drástica do PT ocorreu em função da coligação proporcional na qual o partido estava inserido.
"Não eleemos nenhum, embora nossos votos fossem suficientes para eleger dois. Mas função da coalizão com os outros partidos, ficamos sem nenhum", disse.
O ministro disse ainda que ainda não está na hora de avaliar todos os elementos que causaram a queda do número de deputados federais eleitos pelo PT neste ano.
"Não é o momento agora de fazer isso [avaliar as causas]. Vamos analisar para trabalhar e no futuro reverter isso", disse Berzoini que afirmou que o momento, agora, é de focar no segundo turno.
"Agora é hora de eleger a presidente Dilma", afirmou.
Apesar da redução no número de deputados federais, o PT continua como o partido com a maior bancada na Câmara Federal. Depois do PT, está o PMDB, que também "encolheu" e conseguiu 66 assentos, contra 79 em 2010.
O PSDB, terceira maior força na Câmara, conseguiu um assento a mais que em 2010 e saiu de 53 para 54 deputados federais.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |