terça-feira, 3 de setembro de 2013

MUNDO: Obama obtém apoio de presidente da Câmara para ação na Síria

De OGLOBO.COM.BR
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O republicano Boehner afirma que buscará apoio de partidários para ataque
Obama diz ter estratégia para reforçar rebeldes
Kerry e Hagel vão hoje ao Congresso
Obama ao lado do presidente do Congresso, John Boehner, e da líder dos democratas na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, na Casa Branca: ofensiva em busca do apoio interno Carolyn Kaster / AP
WASHINGTON - Horas antes de enfrentar seu primeiro teste no Congresso americano sobre a questão síria, o presidente Barack Obama disse nesta terça-feira estar confiante de que os parlamentares votarão a favor de uma ação militar. Obama procurou afastar preocupações de legisladores que desejam uma estratégia mais sólida para a ação no país, afirmando que o governo elaborou um amplo plano para ajudar os rebeldes a derrotarem as forças do ditador Bashar al-Assad. E parece ter sido bem-sucedido: ao fim do encontro, o presidente da Câmara, o republicano John Boehner, declarou seu apoio a uma ação na Síria e pediu que colegas de partido façam o mesmo. Momento depois, o líder da maioria na casa, Eric Cantor, fez o mesmo.
- Isso é algo que os Estados Unidos, como país, precisam fazer - disse Boehner.
Durante o encontro com líderes do Congresso na Casa Branca, o presidente pediu apoio a uma resposta militar ao uso de armas químicas contra civis. Ele reiterou que seria uma ação limitada e que não se repetiriam as longas guerras que os americanos enfrentaram no Iraque e no Afeganistão.
- O que planejamos é algo limitado. Algo proporcional. Irá debilitar as capacidades de Assad - disse Obama. - Ao mesmo tempo, temos uma ampla estratégia que nos permitirá melhorar as capacidades da oposição.
Pelosi e Bohener vão buscar apoio de partidários
Na saída do encontro, Boehner e a líder da minoria na Câmara, a democrata Nancy Pelosi, manifestaram seu apoio a uma ação militar em resposta ao uso de armas químicas. Pelosi e Boehner afirmaram que vão buscar o apoio de suas bancadas para Obama.
- O uso destas armas precisa de uma resposta, e só os EUA têm capacidade para deter Assad - disse Boehner.
Em nota, o líder da maioria na Câmara, o republicano Eric Cantor, também manifestou seu apoio. Enquanto Boehner é mais centrista, Cantor é um representante da linha dura do partido, com quem os setores do conservador Tea Party se identificam mais. Tudo isso, unido ao apoio manifestado na véspera pelo respeitado senador John McCain - ainda que com reservas - mostra um cenário mais favorável para Obama.
Na tarde desta terça-feira, o secretário de Estado, John Kerry, e o secretário de Defesa, Chuck Hagel, vão ao Congresso buscar apoio a uma ação americana na Síria. Vai ser o primeiro teste político de Obama a respeito do assunto no Capitólio.
A nova resolução não deve ser votada até o dia 9 deste mês, quando todos os membros do Congresso terão voltado do recesso de verão. Mas, até lá, o governo corre em uma ofensiva em busca de apoio interno.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |