terça-feira, 10 de setembro de 2013

ECONOMIA: Eike Batista negocia venda de porto para empresas estrangeiras

Do UOL, em São Paulo

A MMX (MMXM3) negocia a venda do controle do Porto Sudeste, seu principal ativo, para as estrangeiras Trafigura e Mudabala por US$ 400 milhões, informou a mineradora de Eike Batista nesta terça-feira (10).
A trading Trafigura e o Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, deverão subscrever novas ações na MMX Porto Sudeste.
A MMX Porto Sudeste também vai assumir todas as dívidas bancárias da MMX Sudeste Mineração S.A e dos títulos (MMXM11) após a conclusão do acordo, o que deve demorar quatro semanas, informou a empresa.
Concluído o negócio, Trafigura e Mubadala terão juntas 65 por cento da MMX Porto Sudeste.
O porto, no litoral do Rio de Janeiro, é considerado um dos ativos mais valiosos entre as empresas do grupo EBX, de Eike.
O terminal deverá ter capacidade de movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com a conclusão da primeira fase de obras em meados de 2014. Há um plano de expansão de sua capacidade de movimentação para 100 milhões de tonelada por ano.
Empresas brasileiras estavam de olho em porto
Empresas brasileiras negociavam a compra do porto Sudeste, segundo rumores de mercado.
O movimento tentaria evitar que o porto caia em mãos de gigantes estrangeiras, como a holandesa Trafigura, com as quais a MMX já havia confirmado negociações à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Entre as empresas interessados no porto estavam: CSN, Gerdau, Usiminas e a mineradora Vale. A Gerdau negou interesse.
Com um porto no país, essas empresas teriam mais poder para influenciar o mercado de minério de ferro no Brasil, com eventuais efeitos negativos para os grupos nacionais.
(Com Reuters)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |