sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COMENTÁRIO: PIB bom: crescimento disseminado e não puxado pelo consumo

Por MIRIAM LEITÃO - OGLOBO.COM.BR
Do blog de MIRIAM LEITÃO

O resultado do PIB do segundo trimestre é excelente e ficou acima até da mais otimista das previsões. O Itaú Unibanco, por exemplo, estava prevendo alta de 1,1%; o IBC-Br, do BC, apontava para 0,9%, mas o número oficial, do IBGE, acabou sendo de 1,5%. Foi um "tri legal", como eu disse, recentemente, numa coluna. É a melhor notícia da semana e, certamente, o melhor trimestre do ano.
Às vezes, o número do PIB é bom, mas influenciado por uma coisa só. No primeiro trimestre, por exemplo, o investimento cresceu, puxado por compra de caminhões; outro destaque foi a agricultura. Dessa vez, o número é todo bom: agricultura, serviços, indústria e investimentos tiveram crescimento. Já o consumo das famílias teve uma expansão menor no segundo trimestre.
O resultado do PIB foi mais puxado pelo investimento, que cresceu 9% em relação ao mesmo período do ano passado, do que pelo consumo. Essa é a melhor forma de crescer, não apenas incentivando o consumo, como o governo fez até recentemente, mas o investimento, para que ele puxe os outros setores.
Foi, portanto, um trimestre todo bom; o crescimento foi disseminado por todas as áreas. E é bom entender onde o país acertou para repetir em outros trimestres.
Como os indicadores antecedentes não estão tão fortes, o terceiro trimestre não deve ser tão bom, segundo os economistas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |