segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RELIGIÃO: Papa Bento XVI autoriza adiantamento do conclave

De OGLOBO.COM.BR
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Vaticano diz que relatório sobre Vatileaks permanecerá em sigilo e só será entregue ao futuro pontífice
ROMA - O Vaticano anunciou nesta segunda-feira que o Papa Bento XVI mudou as regras que regem o conclave. No documento papal chamado de “Motu Proprio”, Bento XVI concede aos cardeais a possibilidade de adiantar as eleições do novo líder da Igreja Católica. O único requisito é que todos estejam em Roma. Com o texto, Joseph Ratzinger não muda a norma que estabelece que o prazo de 15 a 20 dias para a organização das eleições após a saída do pontífice. “Mas deixo ao Colégio de Cardeais”, diz o documento, “a competência de antecipar o início do conclave se consta que estão presentes todos os cardeais eleitores, como também a possibilidade de atrasá-lo por motivos graves”.
Mais cedo, Bento XVI recebeu os responsáveis pela comissão de investigação sobre o escândalo Vatileaks, os cardeais Julián Herranz, Josef Tomko e Salvatore de Giorgi, que entregaram as conclusões do trabalho. O Vaticano assegurou que o relatório sobre o escândalo permanecerá em sigilo e só será entregue ao futuro líder da Igreja Católica.
- O Santo Padre decidiu que os fatos revelados pela investigação, que só ele conhece, só serão conhecidos pelo novo pontífice - assegurou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |