sexta-feira, 1 de julho de 2011

MUNDO: Após Chávez confirmar câncer, general diz que estabilidade está garantida na Venezuela

De O Globo

Com agências internacionais

CARACAS - A confirmação dos rumores sobre o câncer do presidente venezuelano, Hugo Chávez, levou o general Henry Rangel Silva, chefe do Comando Estratégico Operacional da Força Armada, a prontamente garantir nesta sexta-feira que a estabilidade do país "com certeza está garantida" e que o clima é de "calma".
Silva fez questão de afirmar que o presidente está bem, deve estar de volta "em breve", e acompanha as decisões do governo. O general também criticou a pressão da oposição para que um substituto assuma o posto de Chávez, que, ao quebrar o silêncio, não informou quando deve voltar à Venezuela.
- Querem aproveitar o aspecto humano para atacar o político e aí se comete um erro fundamental. Não se pode buscar vantagem no aspecto político em função da humanidade de uma pessoa - afirmou Silva, segundo o jornal "El Universal". - Nós vimos o presidente mais magro que o normal, mas ele está de pé. A verdade é que ele está melhorando, está bem.
A oposição evitou fazer críticas a Chávez após o presidente aparecer em cadeia nacional, em uma gravação feita em Cuba, confirmando que retirou um tumor cancerígeno. O governo foi cobrado, porém, em relação às versões anteriores, que negavam a existência da doença.
- Presidente, esperamos que recupere a saúde e que o governo recupere a sanidade. Dizemos isso com todo respeito - afirmou Ramón Guillermo Aveledo, secretário-executivo do movimento de oposição Mesa de Unidade Democrática.
Aveledo criticou o vice-presidente, Elías Jaua, dizendo que deveria pedir desculpas ao povo venezuelano por "ter mentido". Após o pronunciamento de Chávez, Jaua pediu união aos venezuelanos.
- Não é hora para tristeza, mas sim para coragem e trabalho - disse. - Unidade é o que é preciso agora.
O analista político Teodoro Petkoff, responsável pelo jornal opositor Tal Cual, também manteve a postura de evitar condenações ao presidente.
- Para a República, o melhor que pode acontecer é o presidente se recuperar e assumir totalmente o governo, para que o processo político possa evoluir de maneira natural, com as eleições do próximo ano - afirmou Petkoff. Partidários comemoram após presidente reaparecer
O governador do estado de Zulia, Pablo Pérez, usou o Twitter para expressar solidariedade a Chávez. "Lamentamos a difícil condição de saúde pela qual passa o presidente. Desejamos que se recupere logo e seu retorno ao país", escreveu.
Outro a usar o microblog foi o deputado Isamel García, do Podemos, que poupou Chávez, mas condenou o governo: "minhas diferenças com o presidente são insuperáveis, mas não desejo mal a ninguém e tomara que se recupere logo e o governo não deve mentir mais".
Após o pronunciamento do presidente, partidários de Chávez se concentraram na Praça Bolívar, no Centro de Caracas, gritando palavras de apoio como "amigo, o povo está com você". Manifestações semelhantes foram vistas em outras partes da capital. Em Catia, uma área pobre da cidade, um grupo gritava "ele está vivo!".

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |