quarta-feira, 29 de junho de 2011

MUNDO: Parlamento grego aprova medidas de cortes de gastos e aumento de impostos

De O Globo, com agências internacionais (economia.online@oglobo.com.br)

ATENAS - O Parlamento grego aprovou na manhã desta quarta-feira um impopular plano de austeridade econômica, abrindo caminho para um novo pacote de empréstimos que evitará o calote da dívida do país no próximo mês.
O plano, que prevê 28 bilhões de euros (US$ 40 bilhões) em cortes de gastos e aumentos de impostos durante os próximos cinco anos, foi aprovado pela maioria dos 300 membros do Parlamento, incluindo o deputado socialista Alexandros Athanassiadis, que tinha dito que votaria contra.
Enquanto isso, a polícia enfrenta manifestantes em frente ao prédio do Parlamento, no segundo dia da greve geral que paralisou praticamente todos os serviços do país. Oficiais responderam com bombas de gás lacrimogêneo enquanto os manifestantes jogaram pedras nas forças de segurança.
A greve acontece em protesto contra o pacote de medidas de austeridade. As propostas incluem demissões, cortes de gastos, privatizações e aumentos de impostos para que o país consiga condições mínimas para pedir a liberação de ajuda financeira da União Europeia e saia da crise.
O presidente do banco central grego, George Provopoulos, disse ao "Financial Times", antes da votação, que a não aprovação das medidas seria catastrófica para o país: "O Parlamento votar contra este pacote seria um crime; o país estaria votando por seu suicídio".

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |