segunda-feira, 1 de março de 2010

MUNDO: Chile vive mais uma noite de tremores e saques a supermercados após terremoto

De O Globo / Agências internacionais

SANTIAGO - O Chile viveu mais uma noite de apreensão, com diversas regiões do país registrando réplicas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que sacudiu o país na madrugada de sábado e provocou uma tsunami na região costeira, deixando ao menos 711 mortos no país. Enquanto equipes de resgate se revezam em turnos na busca por sobreviventes, militares ocuparam as ruas de cidades como Concepción, uma das mais afetadas pelo tremor, para tentar manter a ordem. Mas, na segunda noite após o tremor, novos saques a supermercados foram registrados e, segundo o jornal chileno "La Nación", ao menos 160 pessoas foram detidas na cidade, entre elas 55 que desrespeitaram o toque de recolher imposto pelo governo.
- Não temos água nem nada. Ninguém apareceu com ajuda, e precisamos de mais polícia para manter a ordem. Tem muita gente roubando - disse uma mulher que se identificou como Ana, de 78 anos, em Talca, 250 quilômetros ao sul de Santiago, onde saques também foram registrados e
policiais usaram bombas de gás para tentar conter a população .
Além da segurança nas ruas, o governo chileno também se preocupa com a volta ao trabalho nesta segunda-feira, pedindo que empresas verifiquem a situação de suas instalações e caso detectem danos solicitem avaliações técnicas. Autoridades orientaram os trabalhadores a verificarem se há vazamentos de gás e problemas em instalações elétricas. Há também orientação para que evitem usar elevadores.
Aos poucos, a rotina em parte do país começa a voltar ao normal. O aeroporto internacional de Santiago começou a receber vôos, após ter sido fechado no sábado, mas a partida de aeronaves ainda não havia sido liberada. O metrô da capital colocou em funcionamento nesta segunda-feira todas as linhas que operam na cidade e que haviam sido afetadas devido ao terremoto. Ainda assim, as autoridades chilenas adiaram o início do ano letivo desta segunda para o dia 8 de março. (Veja a lista dos 10 meiores terremotos no mundo desde 1900)
A previsão era de abertura normal dos mercados financeiros, e a indústria de mineração, crucial para a economia chilena, voltou à operação nesta segunda.
O governo chileno admitiu, no domingo, que a Marinha do país cometeu
um "erro de diagnóstico" ao descartar a formação de um tsunami na região costeira do país após o terremoto. A presidente chilena, Michelle Bachelet, afirmou que o número de mortos continuará subindo, e decretou estado de catástrofe na região de Concepción. Equipes que trabalharam no Haiti após o terremoto que devastou Porto Príncipe em janeiro participam das buscas no Chile. Brasileiro pode ter morrido no terremoto no Chile
O embaixador do Brasil no Chile, Mário Vilava, disse ao GLOBO que as autoridades trabalhavam para tentar confirmar a informação de que
pelo menos um brasileiro estaria desaparecido desde a tragédia . Ele estaria em Concépcion, mas não havia, até o fim da tarde confirmação oficial.
A embaixada formou uma força-tarefa para dar auxílio aos brasileiros. Por precaução, funcionários do consulado geral do Brasil naquele país também deixaram o escritório monde trabalhavam, no 15º andar de um prédio comercial, e estão atuando na sede da embaixada, no térreo.
O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta segunda-feira enviar ajuda ao Chile . Lula disse, em seu programa de rádio Café com o presidente, que ainda não conseguiu falar com Bachellet por problemas na linha telefônica. O Japão anunciou uma doação de US$ 3 milhõesao Chile, junto com o envio de tendas, geradores, purificadores de água e outros equipamentos de emergência. A China prometeu US$ 1 milhão.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |