terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ECONOMIA: Início de ano turbinado

Do blog do NOBLAT
Com consumo maior e queda do calote, BC deve subir juros para conter inflação
De Cássia Almeida, Ronaldo D'Ercole, Fabiana Ribeiro e Patrícia Duarte:

Esse janeiro não vai ser igual àquele que passou. Com a confiança tanto do empresário quanto do consumidor em alta, os primeiros indícios do forte aquecimento da economia começam a aparecer nos indicadores econômicos, a ponto de os analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central já terem aumentado, pela segunda semana seguida, a expectativa de alta da taxa de juros Selic, atualmente em 8,75% ao ano, para conter o consumo aquecido e evitar a subida da inflação. Um comportamento inverso ao que se viu no começo de 2009, quando o país estava no meio da recessão.
Os indicadores antecedentes, aqueles que mostram em qual velocidade anda a economia, estão em sua maioria em alta. A LCA Consultores olha para três setores: consumo de energia (alta de 1,7% frente a dezembro), venda de veículos (-6%) e importações (5,6%). Todos estão em alta, com exceção dos veículos. Bráulio Borges, economista-chefe da LCA, explica que houve antecipação de compra de carros diante dos estímulos fiscais no ano passado. Outro indício de retomada está no levantamento da Confederação Nacional do Comércio, que mostra que há espaço para as famílias se endividarem, já que apenas 60,2% dos consumidores estão com dívidas:
— O ajuste de estoque acabou e toda a demanda vai se transformar em mais produção. A expansão, dessa vez, vem dos investimentos. O licenciamento de caminhões e ônibus está ladeira acima há três meses.
Segundo Borges, outro fator a dar impulso ao investimento das empresas é o crédito. A inadimplência começou a cair e a rede bancária, que vinha ainda cautelosa em financiar o setor produtivo, começa a fornecer crédito, ao lado do BNDES, que passou boa parte do ano de 2009 como uma das únicas fontes para as empresas. Prova disso é que a Volks e a Peugeot Citröen anunciaram a contratação de 1.400 pessoas somente em suas unidades no Estado do Rio.
Paulo Picchetti, responsável pelo Sinalizador de Produção Industrial da Fundação Getulio Vargas confirma que o setor começa 2010 em forte recuperação, devido à retomada das exportações, do nível de emprego e da confiança dos empresários para investir. Leia mais em O Globo

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |