segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

GERAL: Número de militares brasileiros mortos em terremoto no Haiti sobe para 16; mulher de desaparecido critica declarações de Jobim

De O Globo
Agências internacionais

RIO - O Comando do Exército do Brasil informou nesta segunda-feira que identificou o corpo do tenente-coronel Marcus Vinícius Macedo Cysneiros. Ele era um dos militares desaparecidos nas instalações a ONU no Haiti. Outos dois militares brasileiros ainda são considerados desaparecidos. Com isso, sobe para 18 o número de brasileiros mortos no terremoto em Porto Príncipe - 16 militares e 2 civis. ( Militar identificado era de Niterói )
Cysneiros servia o Gabinete do Comandante do Exército e desempenhava funções de Observador Militar da Missão da ONU, a Minustah.
Depois de se manter calada após as declarações do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que disse na sexta-feira que a palavra "desaparecido" funcionava como um "eufemismo" em relação à tragédia no Haiti , a esposa de um dos militares ainda não encontrados se manifestou publicamente e emitiu nota de repúdio à afirmação do brasileiro. Cely Zanin, mulher do coronel João Eliseu Souza Zanin, ainda tem esperança de rever o marido.
O comunicado de Cely foi divulgado antes da identificação do corpo de Cysneiros e depois de cinco pessoas serem resgatadas com vida dos escombros no domingo.
Intitulado "Repúdio à falta de respeito do ministro Jobim aos brasileiros", o comunicado diz que "ninguém tem o direito de tirar a esperança do meu coração, dos meus filhos, da nossa família e de nossos amigos."
" Repúdio à falta de respeito do ministro Jobim aos brasileiros"
No Orkut, os filhos do coronel expressam a sua fé: "Pai, aguenta firme. Eu sei que você vai sobreviver", diz o perfil de um dos adolescentes. Já a filha conta com o resgate possivelmente feito pelos colegas de Zanin: "Pai aguenta firme! Eles tão indo te buscar!! Seu anjinho tá com você!!! Aguenta!!!"
Em entrevista ao GLOBO na semana passada, Cely disse que não queria comentar as declarações de Jobim e afirmou que o Exército tem dado todo o apoio a sua família desde o desastre . Na última nota, a mulher do militar ressalta o trabalho do marido.
"A farda verde oliva do Exército Brasileiro é vestida por um homem íntegro, honesto, dedicado ao seu Exército amado - este é o meu marido, coronel João Eliseu Souza Zanin - que até hoje dedica sua vida ao nosso exército. Esta farda foi conquistada com muito suor, muita dedicação, muita garra e muito amor. A farda verde oliva do Exército não é para ser vestida por qualquer um. Ela foi feita para os homens verdadeiros e íntegros do nosso exército brasileiro."
O coronel, que estava nas instalações da ONU que desabaram no momento do terremoto, chegara a Porto Príncipe na segunda-feira, 24 horas antes do tremor que devastou a capital.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |