sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MUNDO: Micheletti anuncia formação de governo de coalizão sem Zelaya

De O GLOBO on line
TEGUCIGALPA - Um acordo para acabar com uma crise política que já dura quatro meses em Honduras foi rompido nesta sexta-feira, depois que os dois líderes rivais não conseguiram formar um gabinete de unidade para sair do impasse provocado pelo golpe de Estado de junho. O presidente interino, Roberto Micheletti, anunciou a formação do governo de união nacional previsto no acordo para a solução da crise, apesar do líder deposto Manuel Zelaya e seus ministros não constarem na lista de integrantes. Micheletti continuará à frente da Presidência e será o líder do governo de unidade nacional.
- Finalizamos o governo de unidade. Tal formação é representativa. Desta maneira se cumpre os acordos firmados há uma semana entre as partes no conflito - disse Micheletti em rede nacional de rádio e televisão.
- Sendo Roberto Micheletti o presidente constitucional da República corresponderá a ele liderar esse gabinete - afirmou Rafael Pinera Ponce, ex-ministro da Presidência de Micheletti.
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, afirmou que o acordo para terminar com a crise política no país fracassou, depois do anúncio da formação de um novo gabinete sem ele.
Zelaya declarou o pacto morto apenas uma semana depois de tê-lo assinado, e pediu aos hondurenhos que boicotem as eleições presidenciais deste mês porque o líder de fato, Roberto Micheletti, formou um novo governo sem ele.
- É absurdo o que eles estão fazendo, tentando zombar de todos nós, do povo que me elegeu e da comunidade internacional que me apoia. Decidimos não continuar esse teatro com o sr. Micheletti - disse Zelaya.
Minutos antes, o gabinete do governo interino emitiu um comunicado no qual apresentavam uma renúncia geral de todos os cargos que vinham sendo ocupados desde o dia 28 de junho, quando Zelaya foi deposto e expulso do país.
"Os ministros renunciaram aos seus cargos, que serão ocupados por representantes dos partidos políticos que participarão do processo eleitoral de 29 de novembro", diz o documento.
Micheletti considerou que a medida se ajusta ao acordo alcançado com o líder deposto, Manuel Zelaya, de criar um governo de unidade e reconciliação nacional.
"Todos os ministros renunciaram a seus cargos a fim de apoiar o cumprimento do Acordo Tegucigalpa-San José que estabelece que deve ser formado um novo governo de unidade em Honduras", disse um comunicado do governo interino.
O comunicado assinala que os cargos serão ocupados pelos representantes dos partidos políticos que participam das eleições gerais programadas para 29 de novembro, mas não menciona se levou em consideração o governante derrubado Manuel Zelaya, que defende sua restituição na Presidência para encabeçar esse governo de unidade.
Um histórico de negociações em vão
A pior crise na América Central em 20 anos trouxe de volta memórias indesejáveis das décadas de regime militar, de abusos dos direitos humanos e de instabilidade política que atingiram o continente latino-americano durante a Guerra Fria.
Os Estados Unidos e a Organização dos Estados Americanos (OEA) pressionaram os dois lados para chegarem a um acordo para acabar com a crise, e celebraram o acordo da semana passada, mas o documento tinha contradições internas demais para ser bem-sucedido.
Zelaya insiste que as eleições marcadas para 29 de novembro não serão legítimas a menos que ele seja primeiro restaurado no cargo para terminar seu mandato até janeiro. Mas o acordo não garante sua restituição.
O acordo da semana passada deixou para o Congresso hondurenho a missão de votar pelo regresso de Zelaya à Presidência, mas os parlamentares não receberam um prazo para dar a sentença.
Assim que o acordo foi assinado, os EUA concordaram em reconhecer os resultados eleitorais mesmo se Zelaya não fosse reinstalado, pondo de lado as exigências anteriores de ele voltar ao poder.
Agora os EUA e a OEA enfrentam a possibilidade de Micheletti, um líder que condenam e se recusam a reconhecer, entregar a Presidência ao novo presidente em janeiro.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |