sábado, 7 de novembro de 2009

GERAL: Morre em São Paulo o ator e diretor de cinema Anselmo Duarte


De O GLOBO
SÃO PAULO e RIO - Morreu na madrugada deste sábado, à 1h30m, o cineasta Anselmo Duarte, de 89 anos, após ter sofrido um acidente vascular cerebral hemorrágico. Ele estava internado há 11 dias no Hospital das Clínicas de São Paulo, após ter sofrido um acidente vascular cerebral hemorrágico. De acordo com o atestado de óbito emitido pelo HC a causa mortis de Anselmo foi "disfunção de múltiplos órgãos e choque séptico como consequência de uma broncopneumonia". Duarte foi o único brasileiro a ganhar o prêmio máximo do Festival de Cannes, a Palma de Ouro. Feito realizado em 1962, com "O pagador de promessas" e até hoje nunca repetido por nenhum brasileiro.
Duarte será enterrado no domingo em Salto, a 105 quilômetros de São Paulo, cidade onde ele nasceu. O sepultamento está marcado para ocorrer às 11h30 no Cemitério Municipal. O velório acontece no saguão principal da Assembléia Legislativa de São Paulo neste sábado, a partir das 17h.
Anselmo Duarte dividiu por 15 anos seus trabalhos de ator entre os estúdios da Atlântida, no Rio, e os da Vera Cruz, em São Paulo. "Querida Suzana", "A sombra da outra", "Carnaval no fogo", "Aviso aos navegantes", o popularíssimo "Tico-tico no fubá", no qual interpretava o compositor Zequinha de Abreu, "Apassionata", "Sinhá moça", "Sinfonia carioca" são alguns dos filmes que protagonizou neste período.
Ele estreou como cineasta em 1957, em "Absolutamente certo", filme do qual também era o ator principal. Com toques do neorrealismo italiano, a comédia satirizava os programas de perguntas e respostas muito populares na televisão da época. O personagem de Duarte sabia de cor o catálogo telefõnico de São Paulo e dava os números de todos os assinantes da lista. Um ano após ganhar a Palma de Ouro, "O pagador de promessas" foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (perdeu para o francês "Les dimanches de Ville d'Avray", de Serge Bourguignon).
Os filmes seguintes de Anselmo Duarte não tiveram a mesma repercussão do "Pagador..." junto ao público e à crítica, com uma única exceção: "Quelé do Pajeú", de 1969, que trazia no elenco duas superestrelas da televisão (Tarcísio Meira e Elisângela), foi um grande sucesso de bilheteria. "Vereda da salvação", de 1964, "Um certo capitão Rodrigo", de 1971, "O descarte", de 1973, e "O crime do Zé Birgorna", de 1977, foram pouco vistos e, para muitos críticos de hoje, pouco compreendidos.
Em 1949, Anselmo casou-se com a atriz Ilka Soares, com quem teve dois filhos, Anselmo Duarte Jr. e Lídia. O casamento durou até 1956. Ele ainda teve um terceiro filho, Ricardo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |