terça-feira, 22 de setembro de 2009

POLÍTICA: Serra lidera pesquisa. Ciro e Dilma empatam em 2º lugar

Do BAHIA NOTÍCIAS

IBOPE: SERRA LIDERA CORRIDA PRESIDENCIAL

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a corrida pela Presidência da República em todos os cenários nos quais aparece como candidato do PSDB. Sem Serra na disputa, a pesquisa mostra o deputado Ciro Gomes (PSB) como o melhor posicionado na corrida pelo Palácio do Planalto. Ciro conseguiu superar na pesquisa de setembro a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que em junho deste ano tinha vantagem sobre o pré-candidato do PSB. Em um primeiro cenário, na disputa entre Serra, Dilma e Ciro, o governador de São Paulo venceria as eleições com 34% das intenções de voto. Dilma e Ciro ficaram empatados em segundo lugar, com 14% das intenções de voto. Em seguida aparecem os pré-candidatos Heloísa Helena (PSOL), com 8%, e a senadora Marina Silva (PV), com 6%. Os votos brancos, nulos e os eleitores que não responderam à pergunta somam 23%. Em outro cenário, no qual Serra é substituído pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Ciro venceria a disputa com 25% dos votos. Dilma aparece em segundo lugar, com 16% das intenções de votos, seguida por Aécio, com 12%. A ex-senadora Heloísa Helena recebeu 11% das intenções e voto e, em último lugar, aparece Marina Silva com 8%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 28%.

IBOPE: DILMA E HELOÍSA LIDERAM REJEIÇÃO

A pesquisa CNI/Ibope divulgada no fim da manhã desta terça-feira (22) mostrou que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) têm os maiores índices de rejeição. 40% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhuma delas para presidente. Quem da sequência à lista é o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) com 33% de rejeição, enquanto o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e a senadora Marina Silva (PV-AC) têm 37% cada. A menor rejeição é a do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 30%. (Marcos Russo)

Comentário: o "jogo" das eleições está aberto e indefinido. Neste momento a candidatura de Dilma parece não empolgar o eleitorado e a própria militância petista, e ela para de crescer. Com isso, Ciro Gomes passa a ser uma alternativa governista para enfrentar José Serra.

Isso, é claro, se o presidente Lula pretender, realmente, fazer o seu sucessor.... Há quem duvide disso!



Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |