sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MUNDO: Dois caças franceses Rafale caem no Mar Mediterrâneo

De O GLOBO on line


PARIS - Dois caças franceses Rafale caíram no Mar Mediterrâneo nesta quinta-feira durante um voo de teste do porta-aviões Charles de Gaulle, segundo comunicado divulgado pela Marinha. Um piloto foi resgatado no mar e outro ainda está desaparecido.
O Rafale, produzido pela Dassault Aviation SA, é o avião de combate francês mais moderno e pode ser a escolha brasileira para substituir os caças atualmente em operação no país, considerados obsoletos. Se o acordo for concretizado, será a primeira ordem de exportação dos caças franceses.
O acidente ocorreu a cerca de 30 quilômetros a sudoeste da cidade de Perpignan. O porta-voz da Dassault não comentou o assunto.
- Era uma missão de treinamento, não uma missão operacional.
Embora a Marinha francesa não tenha dado detalhes sobre o acidente, agências de notícias e jornais da França informavam nesta quinta sobre a possibilidade de os dois caças terem se chocado no ar. "Quando dois aviões caem no mar ao mesmo tempo, podemos supor que eles se tocaram", informou uma fonte militar francesa ao jornal "Le Monde".
Foram mobilizados para as buscas uma lancha, quatro helicópteros, um avião de observação aérea e um avião de patrulha marítima.
Os caças envolvidos no acidente haviam decolado do porta-aviões Charles de Gaulle. De acordo com a Marinha francesa, o piloto foi resgatado "com vida e consciente". "Importantes meios aéreos e náuticos foram imediatamente mobilizados para recuperar os dois pilotos", afirma a nota. O acidente ocorreu a cerca de 30 km a leste de Perpignan (sul da França).
"Eles haviam decolado do porta-aviões e eram pilotos muito experientes", afirmou à AFP o capitão-de-fragata Bertrand Bonneau, do Serviço de Informação e Relações Públicas da Marinha. "Não se sabe se foi uma colisão", disse.
No início da semana, a Aeronáutica prorrogou o prazo para entrega das propostas de venda de caças ao governo brasileiro. São três competidores - Boeing (Estados Unidos), Dassault (França) e Saab (Suécia) -, até o dia 2 de outubro. Segundo a Aeronáutica, a ampliação do prazo atende ao pedido feito pela Saab.
A decisão paracia já ter sido tomada, já que durante as comemorações do Dia da Independência , Lula divulgou nota conjunta com o presidente francês , Nicolas Sarkozy, anunciando a abertura de negociações para a compra do Rafale. No entanto, alguns dias depois, disse que a disputa ainda não estava definida .

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |