terça-feira, 28 de março de 2017

POLÍTICA: Temer elabora estratégia para arrastar desfecho de julgamento para 2018

FOLHA.COM
GUSTAVO URIBE
LETÍCIA CASADO
DE SÃO PAULO

Pedro Ladeira/Folhapress 
O presidente Michel Temer participa de evento em Brasília

Com a possibilidade de que tenha início na próxima semana o julgamento de cassação da chapa presidencial, a equipe do presidente Michel Temer começou a esboçar estratégia jurídica para arrastar o desfecho do caso para o ano que vem.
Caso o peemedebista seja cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a ideia é ingressar com recursos tanto na Corte Eleitoral como no STF (Supremo Tribunal Federal), empurrando uma decisão final para a véspera da sucessão eleitoral, em 2018.
Nas palavras de um assessor presidencial, com a proximidade de uma campanha eleitoral, "crescerá a pressão sobre o Poder Judiciário para que não casse o presidente", reforçando a tese de aliados do presidente de que sua saída causaria uma nova instabilidade política no país.
O ministro Herman Benjamin, relator do processo de cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, entregou nesta segunda (27) seu relatório final. O gesto, segundo a assessoria do TSE, abriu espaço para que o julgamento comece na semana que vem.
O presidente do tribunal, Gilmar Mendes, no entanto, ainda não marcou a data. Como ele tem viagem marcada para o exterior na segunda quinzena de abril, há uma expectativa de que o caso fique para maio.
Uma aposta é que o TSE conceda mais cinco dias de prazo para todas as partes se manifestarem, o que empurraria esse calendário de julgamento para o mês que vem.
Aliados de Temer acreditam que, diante de eventuais pedidos de vista (mais tempo para analisar), o desfecho do julgamento na Corte Eleitoral deve ocorrer apenas no segundo semestre, seja qual for a data de começo do julgamento. Ainda assim, há preocupação sobre o impacto do julgamento nas expectativas do mercado financeiro, o que poderia influenciar na recuperação econômica do país.
Na avaliação de um assessor de Temer, agravaria ainda mais o desgaste político caso o início do julgamento comece na mesma semana em que o ministro do STF Edson Fachin retirar o sigilo das delações da Odebrecht que envolvem ministros do governo.
O relatório de Herman Benjamin é uma espécie de resumo do processo, sem juízo de valor. O voto dele será anunciado oficialmente somente na sessão de julgamento.
Se realmente o julgamento tiver início na primeira semana de abril, o processo poderá, mesmo que alguém peça vista dos autos, contar com o voto do ministro Henrique Neves, que deixa a cadeira do TSE no dia 17.
O presidente Temer pretende nomear Admar Gonzaga para a vaga de Neves. Ele é ministro substituto na corte e foi eleito o primeiro na lista tríplice feita no STF para o cargo.
Em maio, a ministra Luciana Lóssio também deixa o tribunal. Ela deve ser substituída por Tarcísio Vieira. Aliados de Temer contam com os votos desses dois novos ministros para impedir a cassação da chapa.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |