segunda-feira, 20 de março de 2017

MUNDO: Pyongyang provoca EUA com teste de motor de foguetes

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Ação foi vista como resposta a visita de secretário de Estado à China

Desafiador. Líder norte-coreano, Kim Jong-un (direita) acompanha testes com foguetes na plataforma de lançamentos espaciais de Sohae - STR / AFP

TÓQUIO — A Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) afirmou que o país deu “um grande salto adiante” em seu programa de foguetes após os bem-sucedidos testes de um motor de alta impulsão no sábado. O anúncio foi encarado pelo Ocidente como uma nova provocação por parte do regime norte-coreano, após uma série de lançamentos de mísseis nos últimos meses, que desafiaram as sanções impostas pelas Nações Unidas — e ampliadas no fim do ano passado — contra o programa nuclear e balístico do país. Os testes ganharam ares ainda mais desafiadores, já que, durante sua realização, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, participava de reuniões em Pequim, nas quais afirmou que a política da “paciência estratégica” com Pyongyang havia acabado.
— Kim Jong-un está agindo muito, muito mal — afirmou o presidente americano, Donald Trump, a jornalistas neste domingo, em referência ao líder norte-coreano.
No Twitter, o presidente acusou a Coreia do Norte de enganar os EUA há anos e criticou a China, aliada política do regime de Pyongyang, por não ter tomado as medidas necessárias para frear os testes nucleares norte-coreanos. Em Pequim, no entanto, Tillerson adotou uma abordagem mais suave, evitando repetir em público as críticas do chefe. O presidente chinês, Xi Jinping, também amenizou o tom.
— Tanto (Trump) como eu acreditamos que precisamos fazer esforços conjuntos para avançar a cooperação China-EUA.
Na rede americana CNN, o tenente-general Mark Hertling afirmou que os avanços no sistema de foguetes poderiam ajudar a Coreia do Norte a desenvolver mísseis balísticos intercontinentais.
— Algumas das tecnologias que os norte-coreanos estão adicionando a seu programa de expansão de foguetes na verdade representam um método para manter ocultos os foguetes disparados, de maneira que eles não possam ser detectados e neutralizados — afirmou. — Quanto mais eles conseguirem melhorar o lançamento de suas ogivas, mais precisos esses sistemas serão para atingir alvos do outro lado do planeta.
PARA KIM, UMA ‘GRANDE VITÓRIA’
Segundo a KCNA, Kim afirmou que o sucesso dos testes fez do evento uma ocasião histórica:
— Em breve, todo o mundo testemunhará a importância dessa grande vitória — afirmou o ditador norte-coreano, de acordo com a agência.
O governo norte-coreano afirma estar desenvolvendo um míssil balístico intercontinental capaz de atingir a Europa Ocidental e os Estados Unidos, além de outros que possam ser disparados a partir de submarinos nucleares. No mês passado, o general James Mattis, secretário de Defesa dos Estados Unidos, afirmou que a Coreia do Norte enfrentará “uma resposta imediata e avassaladora” caso ataque o país ou seus aliados.
A KCNA afirmou, ainda, que o país conduziu uma bem-sucedida série de lançamentos neste mês, incluindo três mísseis que caíram no Mar do Japão, a 370 quilômetros da cidade japonesa de Oga. Uma unidade militar norte-coreana com a missão de alvejar bases americanas no Japão foi responsável pelos lançamentos, afirmou a agência.
A evolução do programa de mísseis levou escolas japonesas a iniciarem treinamentos para as crianças e adotarem medidas de segurança para o caso de um ataque com mísseis. Em Oga, representantes do governo acompanharam a simulação de um ataque e conversaram com estudantes.
— O governo tem feito o melhor possível para manter uma relação amigável com outras nações a fim de que o país não seja alvo de ataques com mísseis — afirmou o assessor da chefia do Gabinete, Atsushi Odani. — Se um míssil for disparado contra nós, forças da Defesa japonesa tentarão neutralizá-lo.
Proibida pelas Nações Unidas de conduzir testes de mísseis de longo alcance, a Coreia do Norte afirma que seu programa de satélites espaciais tem fins pacíficos.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |