sexta-feira, 19 de agosto de 2016

OLIMPÍADAS: Comitê dos EUA se desculpa por caso Lochte: 'Comportamento destes atletas é inaceitável'

OGLOBO.COM.BR
POR MIGUEL CABALLERO

Declaração atribuída ao presidente da delegação americana, Scott Blackmun, admite "ato de vandalismo'

O presidente do Comitê Olímpico dos EUA, Scott Blackmun fala à imprensa no dia da abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016 - GOH CHAI HIN / AFP/5-8-2016

Em nota oficial, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc) na sigla em inglês, pede desculpas ao Brasil. O documento, que admite "ato de vandalismo" por parte de um dos atletas, é atribuído ao presidente do Usoc Scott Blackmun.
"O comportamento destes atletas é inaceitável, e eles não representam os valores do Time EUA ou a conduta da vasta maioria de seus integrantes. Vamos avaliar a fundo a questão, e quaisquer consequências potenciais aos atletas, quando voltarmos aos Estados Unidos" .
"Em nome do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, pedimos desculpas aos nossos anfitriões no Rio e ao povo do Brasil por essa provação que nos desvia a atenção do que deveria ser justamente uma celebração da excelência."
Combinação de fotos mostra os nadadores do time olímpico dos EUA James Feigen (alto à esquerda), Ryan Lochte (alto, à direita), Gunnar Bentz (à esquerda) and Jack Conger, envolvidos no episódio de falso assalto após uma festa na Casa França, no fim de semana - STAFF / AFP

ÍNTEGRA DA NOTA
Segue abaixo o texto da nota completa, atribuída ao presidente do Usoc Scott Blackmun:
"Dois nadadores do time olímpico (Gunnar Bentz e Jack Conger) deram seus depoimentos a autoridades locais sobre o incidente relatado no domingo (14 de agosto de 2016). Seus passaportes foram liberados e eles deixaram o Rio recentemente."
"Após prestarem declarações mais cedo na semana, um terceiro nadador (James Feigen) deu uma declaração revista esta noite na esperança de garantir a liberação de seu passaporte tão logo quanto possível."
"Trabalhando em colaboração com o Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio, nós coordenamos a cooperação dos atletas com as autoridades locais e garantimos a segurança deles durante o processo, mas nós não vimos os depoimentos completos prestados por Bentz e Conger."
"Contudo, entendemos que eles descrevem os eventos que muitas pessoas viram nas imagens das câmeras de segurança que foram tornadas publicas hoje (qiunta-feira). Em nosso entendimento, os quatro atletas (Bentz, Conger, Feigen e Ryan Lochte) deixaram a Casa França na madrugada de 14 de agosto em um táxi em direção à Vila Olímpica."
"Eles pararam em um posto de combustíveis para usar o banheiro, onde um dos atletas cometeu um ato de vandalismo. Seguiu-se uma discussão entre os atletas e dois funcionários da segurança armados do posto de gasolina, que exibiram suas armas, ordenaram aos atletas que saíssem do veículo e exigiram que os atletas providenciassem um pagamento. Uma vez que os funcionários receberam o dinheiro dos atletas, os atletas foram autorizados a sair."
"O comportamento destes atletas não é aceitável, e eles não representam os valores do Time EUA ou a conduta da vasta maioria de seus integrantes. Vamos avaliar a fundo a questão, e quaisquer consequências potenciais aos atletas, quando voltarmos aos Estados Unidos."
"Em nome do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, pedimos desculpas aos nossos anfitriões no Rio e ao povo do Brasil por essa provação que nos desvia a atenção do que deveria ser justamente uma celebração da excelência."
"Com três dias ainda restando nos Jogos Olímpicos, nosso foco prncipal se manterá no apoio aos atletas que estão ainda competindo e celebrando a conquista daqueles que já concluíram."

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |