segunda-feira, 19 de outubro de 2015

POLÍTICA: CPI termina tendo como único feito desmoralização de Eduardo Cunha

UOL
Josias de Souza

Operação Lava Jato da PF
21.set.2015 - O executivo José Antunes Sobrinho (de camisa azul), um dos donos da Engevix, realiza exame de corpo delito no IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba (PR) para a realização de exame de corpo de delito. Ele foi preso preventivamente em Santa Catarina. O executivo é suspeito de ter pago propinas em cima de contratos da empreiteira com a Eletronuclear que somavam R$ 140 milhões, entre 2011 e 2013. Os valores teriam sido pagos para a Aratec, empresa controlada pelo ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva. A Polícia Federal deflagrou a 19ª fase da Operação Lava Jato mirando em pagamentos no exterior Leia mais Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo

Encerra-se nesta semana a CPI da Petrobras. Paradoxalmente, a comissão extraiu do seu maior fiasco seu único feito. Há seis meses, a CPI serviu de palco para um “depoimento espontâneo” de Eduardo Cunha. Nele, o presidente da Câmara fez pose de vítima de um complô do governo e da Procuradoria da República. Foi elogiado por governistas e oposicionistas. Mas pronunciou a frase que pode lhe custar o mandato parlamentar.
Em resposta a uma das poucas perguntas que lhe dirigiram, Cunha declarou: “Não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu Imposto de Renda. E não recebi qualquer vantagem ilícita ou qualquer vantagem com relação a qualquer natureza vinda desse processo.” Hoje, sabe-se que Cunha mantém uma relação cenográfica com a verdade. Possuía não uma, mas quatro contas secretas na Suíça. Sabe-se também que tais contas escondiam dinheiro roubado da Petrobras.
Afora a auto-desmoralização de Cunha, que lhe caiu no colo, a CPI dedicou-se com sucesso a dois objetivos. Num, forçou portas que a força-tarefa da Lava Jato já tinha arrombado. Noutro, absteve-se de convocar os 35 congressistas suspeitos de receber petropropinas, acendendo o forno que assa o instituto da investigação parlamentar. A CPI deve votar até quinta-feira um relatório inútil, sem sugestões de indiciamento.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |