segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MUNDO: Terremoto de 6,5 graus na costa chilena sacode prédios em Santiago

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO COM REUTERS

Sismo foi mais uma réplica do tremor que deixou 13 mortos e colocou o país inteiro em alerta

Em Tongoy, área muito afetada pelo terremoto, soldados evitam saques a estabelecimentos - Luis Enrique Ascui / AP

SANTIAGO - Um terremoto de 6,5 graus na costa chilena balançou prédios na capital chilena, Santiago, nesta segunda-feira, e voltou assustar os moradores locais. A réplica do tremor da última quinta-feira não gerou alerta de tsunami.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o sismo teve epicentro localizado 144 quilômetros a noroeste de Valparaíso. A cidade litorânea foi uma das que mais sentiu o tremor da semana passada, e foi atingida por tsunamis com pelo menos dois metros de altura.
Na quarta-feira, um terremoto de 8,3 de magnitude atingiu uma região próxima à cidade portuária de Coquimbo, deixando 13 mortos. O país inteiro declarou alerta de tsunami, que foi estendido para outros países do Pacífico, como Japão, Nova Zelândia e EUA.
Dezenas de réplicas foram registradas desde então, com algumas que ultrapassaram 6,6 graus. No mesmo dia do terremoto principal, uma réplica de 7,6 também assustou o centro do país.
Segundo as autoridades chilenas, o número de mortos foi muito reduzido em relação ao terremoto de 2010 (que vitimou pelo menos 800 pessoas) pela preparação prévia para novas catástrofes. O Chile é sismologicamente muito ativo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |