quinta-feira, 17 de julho de 2014

MÚSICA: Bluesman Johnny Winter morre, aos 70 anos, em Zurique

Do ESTADAO.COM.BR
EFE

O músico se apresentaria em São Paulo em outubro
Winter em uma apresentação em 2008
Johnny Winter, uma das lendas do blues americanos, morreu na quarta-feira (16) em Zurique, onde morava, aos 70 anos, de acordo com fontes próximas ao músico. A notícia foi dada à uma da manhã por Jenda Derringer, esposa de Rick Derringer, que durante anos fez parte da banda de Winter. O primeiro meio a publicar o falecimento foi o American Blues Scene, com o comentário de Jenda Derringer que indicava que o estado de saúde do músico era precário. O músico, que já se apresentou no Brasil em 2010, voltaria ao País em outubro, com shows em Curitiba e São Paulo.
Cantor, guitarrista e produtor, Winter era conhecido e respeitado por saber combinar o blues rock britânico com o blues rock americano. Nascido em Beaumont, Texas, conseguiu ser um dos indispensáveis do gênero nos anos 1970 e 1980, ao lado de outros gigantes como Muddy Waters e John Lee Hooker, com quem trabalhou várias vezes.
Winter foi indicado sete vezes ao Grammy, mas nunca sozinho. Ainda assim, conseguiu três prêmios como produtor de Waters. Além disso, foi considerado pela Rolling Stone o 63º melhor guitarrista de todos os tempos.
Em uma de suas últimas entrevistas, concedida ao JournalStar.com em junho, Winter disse: "Aos 12 eu já sabia que queria ser músico. O blues é pura emoção e sentimento. Se você não tem isso, você nunca será bom".
Seu profundo conhecimento de música tradicional lhe rendeu respeito entre musicólogos, mas sua maneira particular de tocar a guitarra lhe deu um lugar no pódio, que ele manteve até o fim. Lançou vinte discos e, depois de Roots, de 2011, estava previsto para novembro o lançamento de seu novo disco de estúdio, Step Back. O álbum conta com convidados da estirpe de Eric Clapton, Ben Harper, Billy Gibbons, Joe Perry, Dr. John, Leslie West, Brian Setzer e Joe Bonnamassa.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |