sexta-feira, 18 de julho de 2014

MUNDO: Netanyahu ordena ‘expansão significativa’ da ofensiva terrestre na Faixa de Gaza

De OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Ação militar no território palestino mata mais de 20 palestinos e um soldado israelense
Tropas israelenses entram na Faixa de Gaza - HANDOUT / REUTERS
TEL AVIV — O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta sexta-feira que havia ordenado para os militares se prepararem para a possibilidade de “expansão significativa” da operação terrestre na Faixa de Gaza. Segundo o premier, o foco da ofensiva é eliminar a ameaça apresentada por túneis do Hamas, além de garantir a segurança da população israelense, mas reconheceu que “não há garantia de 100% de sucesso” na ação militar.
— Nós não temos nenhuma garantia de 100% de sucesso, mas estamos fazendo tudo o que pudermos para alcançar o máximo — declarou disse Netanyahu.
Netanyahu também ofereceu condolências à família do soldado israelense morto horas depois da entrada das Forças Armadas na Faixa de Gaza na noite da quinta-feira. Eitan Barak, de 20 anos, morreu durante a ofensiva terrestre e Tel Aviv investiga se o fogo amigo está envolvido em sua morte. Segundo fontes médicas palestinas, mais de 20 moradores de Gaza foram mortos, entre eles um bebê de 4 meses, duas crianças e uma mulher de 70 anos.
Hamas, o grupo palestino que controla a Faixa de Gaza, disse que Israel vai “pagar um preço alto” pela invasão. Fontes palestinas relataram pesado fogo de artilharia em todo o território.
— Eles estão atirando em todas as direções, tudo aqui está tremendo — disse um morador de Gaza ao jornal “Haaretz”.
O sargento Barak foi a segunda vítima israelense do conflito, que começou em 8 de julho. Agências de notícias informaram que o soldado foi baleado perto de Beit Hanoun, no Nordeste de Gaza, possivelmente a partir de fogo amigo. Na noite de terça-feira, um civil de 37 anos foi morto por morteiros a partir de Gaza quando ele distribuía comida para soldados perto da fronteira.
A escalada da violência começou com o sequestro de três jovens israelenses em um assentamento na Cisjordânia. Ao menos seis palestinos morreram em operações de busca pelos adolescentes e centenas foram presos. Logo após os corpos serem encontrados um jovem palestino foi sequestrado e assassinado em Israel, despertando a indignação dos palestinos.
Essa foi a primeira ofensiva terrestre desde o início da operação Limite Protetor, há dez dias. O movimento ocorre após o fim de um cessar-fogo temporário para levar ajuda humanitária à Gaza. Durante a noite, milhares de soldados entraram no território palestino, apoiados por tanques e artilharia, e atingiram mais de cem alvos, entre eles 20 plataformas de lançamento de mísseis e nove túneis, informaram oficiais.
GAZA SEM LUZ
Quase 70% da Faixa Gaza está sem energia elétrica desde o início da ofensiva terrestre israelense na quinta-feira à noite. A pior situação ocorreu no Norte do território palestino, onde houve corte total das linhas.
— Todas as nossas linhas com Israel estão cortadas. Geralmente, recebemos 120 MW. Hoje não recebemos nada — disse o diretor da agência de energia elétrica de Gaza, Fathi Sheikh Khalil. — Pedimos a ajuda da Cruz Vermelha e aos serviços israelenses de energia elétrica para reparar algumas linhas, mas nos informaram que era muito perigoso — acrescentou.
As linhas foram cortadas após o início da operação terrestre contra o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, submetida a um rígido bloqueio israelense desde 2006. Os habitantes de Gaza sofrem em períodos normais de 8 a 12 horas de cortes cotidianos de energia elétrica no território de mais de 1,5 milhão de habitantes. Quase 30% da energia elétrica de Gaza é gerada em uma usina abastecida por Israel.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |