segunda-feira, 10 de março de 2014

MUNDO: Otan mobiliza aviões em Polônia e Romênia para monitorar tensão na Ucrânia

De OGLOBO.COM.BR
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Militar ucraniano diz que tropas russas abriram fogo contra base na Crimeia
Crimeia convida observadores europeus para referendo
Homem armado, que se acredita ser um soldado russo, toma base na Crimeia na cidade de Bakhchisar THOMAS PETER / Reuters
KIEV — A tensão na Ucrânia levou a Otan a mobilizar aviões de reconhecimento na Polônia e na Romênia para monitorar a região, informou a aliança atlântica nesta segunda-feira. O aval para a decolagem foi dado após uma reunião dos embaixadores dos países-membros, seguindo uma recomendação do comandante militar da força, o general americano Philip Breedlove. Mais cedo, militares ucranianos informaram que tropas russas abriram fogo contra uma base na Crimeia, perto da cidade de Bakhchisaray, sem deixar feridos. Segundo um oficial ucraniano, ouvido pela agência russa Interfax, os soldados tomaram os celulares dos ucranianos e tentavam retirar veículos das instalações navais. Ele tentava negociar o fim da ação.
Em sua página do Facebook, o porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia, Vladislav Seleznyov, informou que “homens armados não identificados” em dois microônibus invadiram a base e exigiram que os militares ucranianos lhe dessem 10 caminhões.
As forças russas que tomaram o controle de uma série de instalações em todo o península do Mar Negro até agora não haviam trocado tiros com tropas ucranianas. Na manhã desta segunda-feira, homens armados ocuparam um aeródromo militar em Saki, mas antes permitiram que os militares ucranianos deixassem o local. Também nesta segunda-feira foi tomado mais um posto fronteiriço.
De acordo com a BBC, imagens divulgadas pela guarda de fronteira da Ucrânia mostram supostas tropas russas cavando trincheiras ao redor da cidade de Armyansk, na Península da Crimeia, no sul do país. O vídeo foi gravado por um avião de vigilância não tripulado. A guarda do país afirma que o avião foi alvo de tiros pouco depois dos registros serem feitos. Até o momento, nenhuma autoridade russa comentou o assunto.
Crimeia convida OSCE para referendo
Após terem a entrada barrada na Crimeia várias vezes na semana passada, os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) foram convidados a enviarem uma missão à região no próximo domingo para observarem o referendo sobre a adesão da região à Rússia e a separação da Ucrânia.
O convite feito pelo Parlamento pró-Rússia, no entanto, poderá não ser atendido. Uma porta-voz da organização disse que a Crimeia não poderia convidar os observadores pois não é um Estado com autonomia plena, tampouco membro da OSCE.
— Até onde sabemos, a Crimeia não é parte da OSCE e portanto seria difícil nos convidar — disse, acrescentando que a organização respeita a soberania da Ucrânia.
Diante do agravamento da situação na Crimeia, a Ucrânia começa a se aproximar do Ocidente. Kiev anunciou que deverá assinar, entre 17 e 21 de março, um acordo de associação com a União Europeia. Mais cedo, o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, confirmou que participará da sessão do Conselho de Segurança da ONU que tratará a crise no país na próxima quarta-feira. Ele também pediu a Moscou que faça tudo para anular o referendo convocado pelo governo pró-russo da região.
— Não há nenhum poder legítimo na Crimeia: são um grupo de criminosos que chegaram ao poder por meios anticonstitucionais e com a proteção de 18 mil soldados russos. Estou convencido de que esse referendo será reconhecido pela Coreia do Norte e, seguramente, pela Síria.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |