terça-feira, 11 de março de 2014

CRISE: Unasul deve criar comissão para tratar crise venezuelana, diz Dilma

Do ESTADAO.COM.BR
Lisandra Paraguassu, enviada especial ao Chile

Ministro da Venezuela afirma que vai apresentar proposta para grupo participar de diálogo com oposição
A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) deve criar uma comissão de interlocutores entre o governo venezuelano e a oposição durante a reunião desta quarta-feira em Santiago do Chile. A informação foi dada nesta terça-feira, 11, pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), em uma rápida entrevista antes do encontro bilateral com a presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet.
"Os presidentes mandaram os seus ministros de Relações Exteriores para fazer uma reunião, criar uma comissão, que pode ter todos os países da região, e fazer a interlocução pela construção de um ambiente de acordo, consenso, estabilidade, na Venezuela", disse Dilma.
Nessa reunião, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, pretende apresentar uma proposta para que a comissão participe do diálogo com a oposição venezuelana na conferência de paz convocada pelo governo de Nicolás Maduro. "Vamos mostrar aos colegas da Unasul o processo de agressão ao povos e às instituições venezuelanas e o obter o apoio de uma comissão para o diálogo na conferência de paz", afirmou Jaua.
A presidente brasileira relativizou o fato de Maduro ter cancelado a viagem ao Chile para participar da posse de Bachelet. De acordo com Dilma, a reunião da Unasul será feita pelos chanceleres. "O fato de não vir um ou outro presidente não vai interromper esse processo. Porque serão os chanceleres e não os presidentes que farão a reunião."
A presidente garantiu que a intenção da Unasul é "sempre procurar a manutenção da ordem democrática". "Quando foi o caso do presidente Lugo (Fernando Lugo, do Paraguai, que sofreu impeachment em 2012) houve um momento de estresse, hoje perfeitamente superado com a perfeita inclusão do novo presidente eleito democraticamente, Horácio Cartes". Dilma lembrou que o Paraguai terá a presidência pro tempore do Mercosul depois da Venezuela. Seria a vez da Argentina, mas, para regularizar a situação e amainar os ânimos no bloco, os demais países ofereceram a presidência a Cartes.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |