segunda-feira, 10 de março de 2014

MUNDO: Agências de inteligência identificaram um dos dois passageiros com passaporte falso

De OGLOBO.COM.BR
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Buscas por avião desaparecido na Malásia são ampliadas
China cobra mais rigor na investigação
Familiares de passageiros que estavam no Boeing 777 da Malaysia Airlines agurdam notícias em Pequim, na China MARK RALSTON / AFP
KUALA LUMPUR, Vietnã — Enquanto as buscas para localizar o Boeing 777 da Malaysia Airlines, desaparecido na madrugada do último sábado com 239 pessoas a bordo, seguem sem resultados, as agências de inteligência identificaram nesta segunda-feira um dos dois passageiros com passaportes falsos que estavam na aeronave, mas não divulgaram sua identidade. Vários países participam da investigação que procura esclarecer o que aconteceu com o avião e quem eram os passageiros com documentos falsos.
— Posso confirmar que não é malaio, mas não posso divulgar ainda a que país pertence — disse o inspetor geral da polícia malásia, Tan Sri Khalid Abu Bakar.
Mais cedo, durante uma coletiva de imprensa, o chefe da agência civil de aviação da Malásia, Azharuddin Abdul Rahma, também afirmou que os homens que usaram passaportes roubados não tinham aparência asiática. Segundo o jornal “The Guardian”, quando questionado sobre com quem o homem se parecia, ele citou o nome do jogador de futebol italiano Mario Balotelli, que é negro.
— Está confirmado que eles não tinham aparência asiática — disse Rahman.
Segundo ele, os investigadores que estudam as imagens de vídeo em circuito fechado do aeroporto acreditam que os homens poderiam estar envolvidos em um caso aberto de passaportes roubados.
No domingo, a proprietária da agência de viagens da Tailândia que vendeu as passagens aos dois homens que embarcaram no voo com passaportes falsos afirmou ao “Financial Times” que os tickets foram comprados por um homem com conexões de longo tempo com o Irã. Os documentos roubados na Tailândia em 2013 e 2012 pertencem ao italiano Luigi Maraldi e ao austríaco Christian Kozel, e nenhum dos dois se encontrava na Malásia no último sábado.
Buscas por avião são ampliadas
Três dias depois de operações sem pistas concretas, as buscas pela aeronave foram estendidas.
— A área de busca foi ampliada no Mar da China Meridional, de 50 milhas náuticas (90 km) para 100 milhas de raio, em torno do local onde o controle de tráfego aéreo perdeu o contato com a aeronave, entre o leste da Malásia e o sul do Vietnã — indicou o chefe da Aviação Civil da Malásia.
Uma série de anúncios contraditórios sobre possíveis destroços avistados na região onde a aeronave desapareceu provocaram mais desespero entre os parentes dos passageiros. No domingo, a Malásia chegou a anunciar o envio de vários barcos para investigar um objeto flutuante que poderia ser um bote salva-vidas. Mas um navio vietnamita encontrou apenas uma “cobertura mofada para bobina de cabos”, segundo o chefe do Estado-Maior do Exército vietnamita Vo Vo Tuan.
Na China, onde os familiares dos desaparecidos ainda aguardam notícias, a imprensa criticou duramente as autoridades da Malásia e da companhia aérea, acusadas de reação tardia. Também lamentaram as carências nos dispositivos de segurança. Dos 227 passageiros a bordo, 153 são chineses. A aeronave levava ainda 12 tripulantes. O porta-voz do chanceler chinês, Quin Gang, exigiu uma intensificação das buscas.
— A Malásia atribui grande importância a este acidente (e mostra) uma atitude sincera, mas deve intensificar os seus esforços — disse.
Os meios de comunicação chineses também se questionam se o desaparecimento do avião está vinculado com o atentado atribuído a grupos separatistas de Xinjiang, que aconteceu em março do ano passado em uma estação de trem de Kunming, capital da província de Yunnan, que deixou 29 mortos e 143 feridos.
“As autoridades malaias não podem fugir de suas responsabilidades”, afirma o jornal estatal “Global Times”. “A resposta inicial da Malásia não foi suficientemente rápida. Foram registradas carências por parte da Malaysia Airlines e das autoridades de segurança”.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |