quinta-feira, 2 de maio de 2013

ECONOMIA: BCE reduz taxa básica de juros para 0,5% ao ano puxado por inflação e desemprego na zona do euro

De OGLOBO.COM.BR
COM VALOR ONLINE E AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dados econômicos nas últimas semanas mostraram uma piora das perspectivas de crescimento da zona do euro
É a primeira vez em dez meses que a instituição decide pelo corte
SÃO PAULO - O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira reduzir a taxa básica de juros da zona do euro de 0,75% para 0,50% ao ano, em linha com as expectativas do mercado. É a primeira vez em 10 meses que a instituição decide pelo corte, levado a agir por uma economia em recessão e em meio a uma forte desaceleração da inflação e o aumento do desemprego.
O corte era amplamente esperado, depois que o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou no mês passado que o banco estava pronto para agir.
A taxa da linha que a instituição mantém com bancos comerciais, chamada de marginal lending facility, também caiu, passando de 1,5% para 1%, enquanto a taxa de depósito de curto prazo (deposity facility) continua em zero.
Dados econômicos durante o mês passado ajudaram a pressionar pela decisão, com o desemprego atingindo uma máxima recorde em abril, quando a inflação viu sua maior queda mensal em mais de quatro anos, para 1,2%.
— O BCE está agindo com cautela, embora eles saibam que o efeito deve ser limitado — disse o analista da Nordea Anders Svendsen sobre o corte. — O importante para o mercado é o tom. Se o BCE apresentar outras medidas assim como ajudar os empréstimos às PME (pequenas e médias empresas), isso será positivo. Mas se eles disserem que o corte era tudo que eles tinham, eu acho que haverá desapontamento.
A forte desaceleração na inflação, ante 1,7% em março, pressionou o BCE a reduzir as taxas para honrar seu mandato de garantir estabilidade de preços, que é definida com a inflação próxima mas abaixo dos 2%.
A queda repentina nas pressões dos preços também levantou a possibilidade de o BCE ter que analisar ferramentas de política além das taxas de juros para conter mais desacelerações na inflação.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |