quinta-feira, 4 de abril de 2013

MUNDO: Coreia do Norte posiciona míssil na costa leste

De OGLOBO.COM.BR
COM AGÊNCIAS

Projétil tem capacidade para atingir alvos na Coreia do Sul e no Japão
O movimento do míssil foi detectado pelos serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos EUA
Soldados usam máscara de gás em cerimônia que celebra o retorno de militares americanos a base na Coreia do Norte - Lee Jin-man / AP
SEUL - A Coreia do Norte deslocou para sua costa leste um míssil de médio alcance, capaz de atingir alvos na Coreia do Sul e no Japão, de acordo com informações da agência de notícia sul-coreana Yonhap. O movimento foi detectado pelos serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos EUA, segundo a Yonhap, que citou fontes militares e do governo. Em meio à crescente tensão militar na Península Coreana, Pyongyang manteve fechado, pelo segundo dia consecutivo, o complexo industrial binacional de Kaesong, a 10 quilômetros da fronteira com a Coreia do Sul.
- Parece que o objeto era um míssil Musudan de médio alcance - disse uma autoridade sul-coreana, segundo a agência. - Estamos monitorando de perto se a Coreia do Norte deslocou o míssil visando um lançamento real ou apenas uma demonstração de força contra os EUA -acrescentou.
O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Kwan-jin, afirmou que a Coreia do Norte deslocou um míssil com “alcance considerável” para sua costa leste, mas disse que o projétil não tem capacidade para atingir o Estados Unidos.
Kim Kwan-jin desmentiu informações divulgadas pela imprensa japonesa e sul-coreana de que o míssil poderia ser um KN-08, que se acredita ser um míssil de longo alcance, que poderia alcançar os EUA.
Kim disse a parlamentares que o alcance do míssil é considerável, mas não o suficiente para atingir a área continental dos Estados Unidos. Ele acrescentou que não sabia os motivos do deslocamento do projétil, mas acredita que poderia ser usado para testes ou um treinamento militar.
O anúncio do deslocamento do projétil vem após o general do Estado Maior do Exército norte-coreano afirmar que o país está pronto para uma guerra nuclear contra os Estados Unidos. Em nota divulgada pela agência oficial norte-coreana, ele disse que informou a Washington que os americanos serão pisoteados por meios nucleares inovadores, mas pequenos, ligeiros e diversificados.
Em resposta às ameaças norte-coreanas, os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira o envio de um sistema de defesa antimísseis a Guam para defender esse território de um eventual ataque da Coreia do Norte, algo que o secretário de Defesa, Chuck Hagel, qualificou como “perigo real e claro”.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |