quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MUNDO: Com vitória apertada, Netanyahu se prepara para buscar apoio em Israel

De OGLOBO.COM.BR
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Faltando menos de 0,2 % da apuração das urnas, resultados mostram que blocos de direita e centro-esquerda vão ficar com exatamente 60 lugares cada
Partido do premier conseguiu 31 assentos no Parlamento
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, discursa nesta quarta-feira para apoiadores em Tel Aviv -  MENAHEM KAHANA / AFP

JERUSALÉM - Faltando menos de 0,2 % da apuração para que o resultado final das eleições parlamentares em Israel seja anunciado, a coalizão do premier Benjamin Netanyahu se prepara para iniciar negociações para obter mais apoio no Parlamento. Com uma diminuição expressiva de assentos - que foram de 42 para 31 - os conservadores terão que se aproximar mais dos radicais de direita ou tentar um diálogo com os trabalhistas, que já anunciaram que não estarão facilmente dispostos a colaborar. Segundo resultados preliminares, blocos de direita e centro-esquerda vão ficar com exatamente 60 lugares cada.
Após a divulgação de pesquisas de boca de urna, Netanyahu anunciou na quarta-feira a vitória de sua aliança nas votações, mesmo com uma perda considerável de assentos no Congresso. Em discurso a partidários, ele agradeceu por ter sido reeleito e voltou-se contra o Irã, afirmando que o maior desafio de seu país continua a ser impedir que a Republica Islâmica tenha armas nucleares.
- Estou orgulhoso de ser o seu primeiro-ministro, e obrigado por darem a mim essa oportunidade pela terceira vez, por liderar o Estado de Israel - disse o líder conservador a uma plateia de partidários. - O primeiro desafio de Israel foi e continua sendo impedir que o Irã obtenha armas nucleares.
Netanyahu terá agora que decidir se quer formar uma grande coalizão com os partidos de centro - Yesh Atid, que defende o laicismo em Israel, teria conseguido 19 assentos - ou se opta por uma combinação de forças mais extremistas e menos dispostas a negociar com os palestinos.
- O governo que iremos formar será baseado em três grandes princípios; o primeiro de todos, a fortaleza militar frente às grandes ameaças que afrontamos - afirmou.
O Likud - coalizão governista do primeiro-ministro - deve ficar com 31 das 120 cadeiras no Parlamento, a Knesset. A grande surpresa, segundo as pesquisas, é o partido de centro Yesh Atid, que defende o laicismo em Israel, e estaria à frente dos 17 assentos do Partido Trabalhista, comandado por Shelly Yachimovich.
Após as primeiras pesquisas de boca de urna, o líder do Yesh Atid, Yair Lapid - que deve chefiar uma das três maiores bancadas do próximo Parlamento, com 19 cadeiras - afirmou que os israelenses disseram nesta terça-feira que não querem seguir com a política do medo, do ódio do radicalismo e da antidemocracia.
- Esta noite (terça-feira) foi depositada uma grande responsabilidade sobre nós - afirmou.
Os resultados completos são esperados para esta quarta-feira, e os oficiais devem ser anunciados em 30 de janeiro. Depois disso, o presidente Shimon Peres deve convidar Netanyahu, como líder da maior bancada, a tentar formar um governo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |