sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ECONOMIA: Para Dilma, o pior da crise internacional 'ficou para trás'

Do 24/01/201315h16

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que o ano de 2013 apresenta melhores perspectivas em relação ao cenário econômico internacional. Em pronunciamento após a VI Reunião de Cúpula Brasil-União Europeia, Dilma afirmou que existe atualmente melhor percepção quanto às situações das economias da Europa, China e Estados Unidos.
"Há uma generalizada percepção de que a pior parte ficou para trás", discursou Dilma, ao lado do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
A presidente citou a importância de a cooperação internacional ajudar a impulsionar a competitividade da economia doméstica, destacando a criação de uma comissão bilateral para tratar permanentemente do assunto, sobretudo a questão dos investimentos.
A presidente ressaltou que o Brasil é o quarto destino de investimentos da UE e que em 2012, apesar da crise, o comércio bilateral mostrou dinamismo. "Nossa relação é estratégica", afirmou.
O Brasil e o bloco europeu assinaram acordo sobre "bem-estar animal" para a troca de informações e cooperação na produção pecuária. Outro documento assinado pelos dois lados foi um acordo de cooperação na área de ciência e tecnologia.
Reunião UE-Mercosul 
Lembrando que considera estratégica a relação entre o Brasil e a União Europeia e que o comércio bilateral demonstrou dinamismo mesmo durante a crise financeira global, a presidente Dilma afirmou que a próxima reunião ministerial entre o Mercosul e o bloco europeu será uma oportunidade para a discussão sobre um acordo de associação entre os dois lados.
"O comércio Brasil-União Europeia, mesmo em situação de crise, em 2012 mostrou dinamismo", afirmou Dilma, destacando que o Brasil figura como quarto principal destino de investimentos da UE. "Nos próximos dias terá a reunião de alto nível entre Mercosul e União Europeia, que consideramos estratégica. Teremos condições de debater acordo associação entre União Europeia e Mercosul, que consideramos estratégico. É bom lembrar que plano de ação conjunta Brasil-União Europeia tem ações em 30 diálogos setoriais."

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |