quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ECONOMIA: Bolsas da Ásia têm queda com fracos dados industriais dos EUA


Do ESTADAO.COM.BR
Agência Estado
Antonio Rogério Cazzali e Ricardo Criez

TÓQUIO – A maioria dos mercados asiáticos apresentou queda acentuada nesta quarta-feira. As bolsas da região sofreram com os dados ruins sobre a atividade industrial dos EUA. Também andaram de lado, à espera da reunião de amanhã de política econômica do Banco Central Europeu (BCE).
Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que teve o pior resultado em mais de seis semanas. O Hang Seng caiu 1,47% e terminou aos 19.145,07 pontos, no pior fechamento desde 26 de julho. As empresas de recursos lideraram o declínio: China Shenhua Energy despencou 4,1% e China Coal Energy desabou 3,3%. Lenovo, que está comprando a eletrônica brasileira CCE, deslizou 7,6%.
Já a Bolsa de Xangai, na China, fechou em ligeira queda com as preocupações sobre a desaceleração da economia doméstica. O Xangai Composto perdeu 0,3% e encerrou aos 2.037,68 pontos. Por sua vez, o Shenzhen Composto subiu 0,5%, aos 850,98 pontos. Entre os bancos, China Merchants Bank baixou 1,3% e Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) recuou 1,1%.
A Bolsa de Tóquio fechou em queda acentuada, na quinta sessão seguida de perdas. Os fracos números do setor manufatureiro dos Estados Unidos estimularam as vendas em ações sensíveis ao crescimento, como Mitsui OSK Lines e Komatsu, enquanto a peso pesado Fast Retailing deslizou após apresentar resultados mistos de vendas.
O Nikkei caiu 95,69 pontos, ou 1,1%, e terminou aos 8.679,82 pontos, após queda de 0,1% na sessão de terça-feira – o índice teve o pior intraday desde 6 de agosto. O volume de negociações continuou fraco, com 1,46 bilhão de ações.
“Com níveis de participação tão baixos, a quebra do Nikkei abaixo dos 8.700 pontos não é realmente um motivo para alarme, uma vez que os fundamentos das ações japoneses não são a preocupação”, disse Mitsushige Akino, diretor de gestão de fundos da Ichiyoshi Investment Management. “É apenas que o ambiente de negociações não favorece o mercado acionário neste momento. E não há razões para ser otimista.” As informações são da Dow Jones.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |