sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MUNDO: Kadafi fala para multidão e pede que seguidores protejam a Líbia e o petróleo do país

De O Globo
Com Agências internacionais

TRÍPOLI - O ditador líbio Muamar Kadafi discursou nesta sexta-feira para a multidão reunida da Praça Verde, no centro de Trípoli, e pediu que os seus seguidores protejam a Líbia e o petróleo do país, em meio a relatos de que vários poços teriam caído nas mãos de opositores . Em tom desafiador, o ditador, que está há 41 anos no poder, prometeu "triunfar contra os inimigos". Ele também afirmou que vai liberar o arsenal do país "quando necessário" para armar o povo da Líbia contra o "inimigo".
- Se eles quiserem, nós vamos lutar - disse Kadafi. - Nós podemos esmagar qualquer inimigo. Com a vontade do povo, nós podemos esmagar. Quando necessário, nós vamos abrir os arsenais para armar todo o povo líbio e todas as tribos líbias.
(Siga a crise líbia momento a momento)
De casaco e com um chapéu que cobria suas orelhas, Kadafi falou a partidários de uma fortificação da cidade velha acima da praça.
- Preparem-se para lutar pela Líbia, preparem-se para lutar pela dignidade, preparem-se para lutar pelo petróleo - conclamou. - Esta nação, nós somos a nação da dignidade e da integridade. Esta nação triunfou sobre (a ex-colonizadora) Itália.
Ele também reafirmou que continuará na Líbia, dizendo "eu fico junto com o povo e nós vamos lutar e vamos matá-los se eles quiserem".
- Dancem, cantem e preparem-se... o espírito de vocês é mais forte do que qualquer tentativa dos estrangeiros e dos inimigos de nos destruir - disse o ditador.
Milícias leais ao líder líbio abriram fogo nesta sexta-feira na capital, em uma
tentativa de dispersar novos protestos contra o ditador , informaram testemunhas a agências de notícias e jornais estrangeiros. Um morador de Trípoli disse que pelo menos cinco pessoas morreram na área de Janzour, no oeste da cidade. Segundo a rede al-Jazeera, dois manifestantes foram mortos.
A TV estatal nega. Também há relatos de que tropas à paisana se infiltraram em um protesto em frente a uma mesquita na região central da capital e fizeram disparos para o alto. Um morador disse que partes da capital estão sob controle da oposição.
- Algumas áreas estão sob controle da oposição, outras, basicamente aquelas ao redor de Bab al-Azizia, estão sob controle de partidários de Kadafi e de forças de segurança - afirmou o morador, fazendo referência à área onde Kadafi vive. - Nós estamos ficando em casa. É muito perigoso sair em Trípoli.
A violenta repressão a manifestantes levou os países da União Europeia (UE) chegaram nesta sexta-feira a um
consenso sobre a imposição de sanções à Líbia . Autoridades concordaram com embrago à venda de armas, congelamento de bens e proibição de viagem à nação do norte da África. A formalização da decisão só será feita no começo da próxima semana.
O Conselho de Segurança da ONU se reúne à tarde para discutir possíveis sanções ao país africano. A entidade afirmou nesta sexta-feira que a escalada da violência na Líbia chegou a níveis "alarmantes".

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |