sexta-feira, 20 de novembro de 2009

POLÍTICA: Presidente Lula assina ato que valoriza o negro

Da TRIBUNA DA BAHIA

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje na Bahia, ao lado do governador Jaques Wagner, é carregada de simbolismo. Afinal, na cidade conhecida como a Roma Negra e ao lado da estátua de Castro Alves, o poeta dos escravos, ele protagoniza a comemoração do Dia da Consciência Negra. Lula e Wagner também assinam, às 17 horas, na Praça Castro Alves, alguns atos que resgatam parte da enorme dívida social com os afrodescendentes e institui a data como feriado nacional. Ontem, Lula e Wagner receberam o presidente da autridade Palestina, Mahmoud Abbas, em jantar no Palácio de Ondina.
Hoje, como em nenhum outro dia na história desse país, pode-se dizer que “a praça é do povo, como o céu é do condor”. A escolha de Salvador não se dá por acaso, pois se trata da metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África, seguida por Nova Iorque (EUA). A maioria dos negros baianos tem origem iorubá, vindos principalmente da Nigéria, Togo, Benin e Gana. E isso faz da Bahia, e particularmente de Salvador, o centro irradiador da cultura afro-brasileira.
Na ocasião, o governador Jaques Wagner assina o decreto que institui a Política Estadual de Comunidades Remanescentes de Quilombos, que prevê a regularização fundiária e dá andamento ao projeto de reforma de 53 terreiros de candomblé de Salvador. As iniciativas fazem parte da política de promoção da igualdade racial que permeia inúmeras ações desenvolvidas ao longo dos três anos do atual governo do estado. Desde o início deste mês, o governo estadual, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), desencadeou uma ampla programação, na capital e interior, para mobilizar e provocar o debate sobre o racismo e as conquistas da população negra baiana e brasileira. São exposições, filmes, conferências, oficinas e marchas, sempre com abordagens étnico-raciais. O conjunto dessas atividades compõe o chamado Novembro Negro, evento realizado pelo Governo da Bahia nos últimos dois anos. A mobilização em Salvador vai começar cedo. Às 7h, tem a Marcha da Consciência Negra de Cajazeiras, que percorre as principais ruas do bairro. Às 13h, a Marcha Zumbi dos Palmares sai do Campo Grande em direção à Praça da Sé.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |