quarta-feira, 10 de maio de 2017

LAVA-JATO: Mídia Internacional repercute depoimento de Lula ao juiz Moro

JB.COM.BR

Jornais dos EUA, Europa e América Latina destacam o que chamam de embate político

Os jornais de maior destaque no cenário internacional destacaram nesta quarta-feira (10) o depoimento prestado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro, no âmbito da Lava Jato.
O norte-americano The New York Times descreveu o clima de expectativa dos brasileiros e lembrou que o ex-presidente mais popular da história do país e o favorito nas eleições do próximo ano. O NYT mencionou a trajetória de Lula como líder sindical, e o outro, continua o jornal, um juiz de fala mansa que representa as leis e tem como principal objetivo criar um obstáculo à candidatura do petista. 
O NYT avalia que enquanto nega qualquer irregularidade, Lula e seus advogados se defendem atacando Moro, argumentando imparcialidade na investigação e perseguição política. Defensores de Lula do país inteiro seguem para Curitiba para protestar do lado de fora do tribunal.
O espanhol El País afirma que este será o primeiro de muitos depoimentos do ex-presidente Lula, acusado de corrupção pela operação Lava jato e desdobramentos. O veículo observa que será um embate entre o juiz e o ex-presidente mais populares do Brasil. 
O jornal francês Le Monde chama o ex-presidente líder de esquerda emblemático e afirma que ele segue sendo favorito para eleição de 2018.
Já o jornal italiano "La Repubblica" caracterizou esta quarta-feira (10) como "o grande dia da verdade" já que esta será a primeira vez que o ex-chefe de Estado, considerado pela publicação "o político mais popular", ficará frente a frente com Moro, o juiz "que iniciou a investigação sobre o maior escândalo de corrupção da história do Brasil".
O diário norte-americano Washington Post diz em sua manchete que ocorrerá nesta data "o embate épico entre Lula e o aclamado juiz da Lava jato". No texto, a informação de que milhares de brasileiros estão indo para Curitiba, acompanhar o confronto entre um dos líderes mais populares da história do país e o juiz mais famoso do momento, em uma audiência que poderia determinar o futuro da república.
A britânica BBC comunica que o ex-presidente brasileiro Lula será interrogado por acusações de corrupção e o veredito do julgamento pode leva-lo a cadeia. A reportagem acrescenta que se for inocentado, Lula tem grandes chance de vencer a corrida para as eleições presidenciais que correm no próximo ano, sendo o favorito até o momento. 
O argentino Clarín aponta que esta será a primeira vez em três anos de Lava jato, em que o juiz Moro e o ex-presidente Lula da Silva estarão cara a cara. De acordo com o noticiário o papel de Lula será mostrar que o juiz Sergio Moro não tem provas contra acusações contra ele. O periódico ressalta que após o "acerto de contas" o carismático político está pronto para sua candidatura á presidência em 2018.

1 / 35








Tags: dilma, lava jato, lula, pt, sergio moro, temer

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |