OGLOBO.COM.BR
POR THIAGO HERDY
Partido perdeu eleição em todas cidades de seu reduto histórico
SÃO PAULO - Pela primeira vez desde a sua fundação, o PT ficou sem representantes na administração municipal das cidades da região metropolitana de São Paulo, conhecida como Grande ABC. Neste segundo turno o partido batalhava para manter o poder em duas cidades do seu tradicional reduto e berço da atuação política de lideranças como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até a última eleição, essa região era reconhecida como “cinturão vermelho”.
Candidato à reeleição, Carlos Grana (PT) teve apenas 21,79% dos votos válidos em Santo André e ficou atrás de Paulo Serra (PSDB), eleito prefeito da cidade com 78,21% dos votos. Discursando como favorito na tarde deste domingo, ao votar com a família, Serra cutucou os adversários:
— Se eles (petistas) quiserem seguir na política de cabeça erguida e de cara limpa vão ter de se reinventar, mas daí é um problema do PT. A população tem hoje uma oportunidade de expressar sua opinião sobre o que está acontecendo.
Em Mauá, também no Grande ABC, Atila Jacomussi (PSB) recebeu 64,47% dos votos válidos e ficou à frente de Donisete Braga (PT), que teve 35,53%.
Terra de Lula, São Bernardo do Campo elegeu Orlando Morando prefeito, com 59,94% dos votos válidos. O segundo lugar, Alexandre Manente (PPS), teve 40,06%.
O presidente do PSDB-SP, Pedro Tobias, classificou a vitória no ABC como inédita:
— O que antes era uma zona de conforto para o PT passou a ser um espaço do PSDB e de seus aliados — comemorou.
O PSDB venceu quatro das cinco disputas do segundo turno onde tinha candidatos no estado e agora governará 169 cidades a partir de 2017, maior representação entre as legendas.
Em Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) foi eleito com 56,94% dos votos válidos, à frente de Ricardo Silva (PDT), que obteve 43,06% do total. Em Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB) teve 58,58%, contra 41,42% de Pedro Bigardi (PSD).
A única derrota do partido ocorreu em Franca, onde Gilson de Souza (DEM) venceu com 56,33% dos votos. O tucano Sidnei Franco da Rocha teve 43,67%.
PSDB vai governar um em cada quatro eleitores do país após segundo turno
Resultado do segundo turno fortalece PSDB para eleições de 2018
Fora da capital, PMDB mantém poder no interior do Rio
Análise: O ‘novo’ está à espreita, mas precisa de estrutura, por Paulo Celso Pereira
Comentários:
Postar um comentário