terça-feira, 7 de junho de 2016

ECONOMIA: Comissão aprova Ilan Goldfajn como presidente do BC

ESTADAO.COM.BR
AGÊNCIA ESTADO E REUTERS

Decisão foi tomada por 19 votos a 8 e será encaminhada ao plenário do Senado; em sabatina, economista destacou que manutenção da inflação em nível baixo é essencial

Indicado ao BC, Ilan Goldfajn

BRASÍLIA - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira, 7, Ilan Goldfajn como presidente do Banco Central, por 19 votas a favor e 8 contra. A aprovação dependia apenas da maioria simples (metade mais um) dos membros presentes na sessão. Agora, o parecer da comissão será encaminhado ao plenário do Senado, no qual é necessária também a aprovação de maioria simples dos presentes. Concluído o processo, o nome segue para publicação. 
Durante os questionamentos dos parlamentares, Ilan afirmou que o objetivo da autoridade monetária será o de cumprir plenamente a meta de inflação, "mirando o seu ponto central" (atualmente de 4,5%), destacando que a manutenção de nível baixo e estável de inflação é condição essencial para o crescimento sustentável. O economista disse ainda que haverá "respeito ao regime de câmbio flutuante", caso assuma o BC, e também defendeu a reconstituição do tripé macroeconômico.
"Considero haver praticamente consenso de que é preciso reconstruir o quanto antes o tripé macroeconômico formado por responsabilidade fiscal, controle da inflação e regime de câmbio flutuante, que permitiu ao Brasil ascender econômica e socialmente em passado não muito distante", afirmou.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |