quinta-feira, 9 de junho de 2016

MUNDO: Obama endossa candidatura de Hillary à Presidência dos EUA

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Na próxima semana, presidente participará de ações de campanha da democrata em Winsconsin

Presidente Barack Obama faz discurso na Casa Branca em Washington - Pablo Martinez Monsivais / AP

WASHINGTON — O presidente Barack Obama endossou, nesta quinta-feira, a candidatura de Hillary Clinton à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. O comercial com o depoimento de Obama foi ao ar cerca de uma hora depois de ele se encontrar com o senador Bernie Sanders, que disputava a indicação com Hillary.
Na próxima semana, Obama e Hillary farão ações de campanha juntos em Winsconsin. Há alguns dias, a Casa Branca já havia indicado que o presidente poderia estar perto de anunciar formalmente seu apoio a Hillary. A ex-secretária de Estado já obteve os delegados necessários para conquistar a candidatura em seu partido.
— Eu não acredito que já tenha existido alguém tão qualificado para chefiar este gabinete — afirmou Obama em referência a Hilllary. — Ela tem a coragem, a compaixão e o coração para garantir que o trabalho seja feito.
Obama ainda elogiou Hillary por ter ocupado o cargo de secretária de Estado em seu governo, após uma campanha eleitoral duramente disputada contra o atual presidente.
Em entrevista, Hillary agradeceu ao apoio do ex-adversário:
— É absolutamente uma alegria e uma honra que o presidente Obama e eu, ao longo dos anos, tenhamos passado de competidores ferrenhos para verdadeiros amigos — disse Hillary nesta quinta-feira.
Em seguida, o chefe da Casa Branca disse que o pré-candidato democrata Bernie Sanders fez uma campanha incrível.
— Tive uma excelente reunião com ele nesta semana e o agradeci por colocar sob os holofotes questões como a desigualdade econômica e a desproporcional influência do dinheiro na nossa política — disse o presidente.
SANDERS RESISTE
Nesta manhã, Sanders se reuniu com Barack Obama na Casa Branca. Ele não cedeu à pressão para deixar a disputa pela indicação democrata para as eleições presidenciais de novembro.
Após o encontro, ele disse que disputará a próxima e última prévia, no Distrito de Colúmbia, e que num futuro próximo se encontraria com a rival Hillary Clinton para discutir como derrotar o candidato virtual republicano Donald Trump.
— O povo americano não vai tolerar um candidato que insulta mulheres, latinos, mexicanos. Vou fazer tudo que está no meu poder e vou trabalhar duro para que Trump não se torne presidente.
Sanders chegou à Casa Branca com a mulher, Jane, e entrou pela Porta Sul, usada por diplomatas.
Obama espera que os democratas encontrem uma solução visando à união do partido nas próximas semanas, apesar da decisão de Sanders de não reconhecer a vitória a Hillary Clinton nas primárias.
O senador está sob forte pressão para deixar a campanha, após não ter mais condições de alcançar a ex-secretária de Estado em número de delegados.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |