quinta-feira, 18 de junho de 2015

MUNDO: Países ricos devem pagar dívida ambiental limitando consumo de energias não renováveis, diz Papa

OGLOBO.COMBR
POR O GLOBO

Vaticano divulgou nesta quinta-feira encíclica que exorta economias fortes a tomar medidas sobre mudanças climáticas
Papa Francisco divulgou encíclica nesta quinta-feira - TONY GENTILE / REUTERS

RIO - O Papa Francisco exortou as nações mais ricas do mundo a começar a pagar pelo "grave débito social" aos países mais pobres e a tomar medidas concretas sobre as mudanças climáticas. Fracassar nesse sentido representaria um risco inegável para a existência humana, afirma o Pontífice na encíclica de 180 páginas sobre meio ambiente divulgada oficialmente nesta quinta-feira pelo Vaticano.
O documento faz um pedido moral para a redução do uso de combustíveis fósseis, ressaltando a preocupação com as populações mais pobres do planeta e culpando a indiferença das economias mais poderosas ao longo da História.
“A dívida externa de países pobres se tornou um meio de controle", escreveu o líder da Igreja Católica no documento que vem sendo aguardado há semanas.
“Em várias formas, países em desenvolvimento, onde as mais importantes reservas de recursos naturais são encontradas, continuam a abastecer o desenvolvimento de países mais ricos ao custo de seu próprio presente e futuro. Os países desenvolvidos devem ajudar a pagar essa dívida limitando substancialmente o consumo de energias não renováveis e assistindo países mais pobres a gerar políticas e programas de desenvolvimento sustentável".
O Papa falou ainda sobre a preocupação com a escassez da água. O pontífice disse temer que a disputa pelo recurso cause uma guerra mundial
"É previsível que o controle da água por parte de grandes empresas mundiais se converta em uma das principais fontes de conflitos deste século"
A encíclica defende ainda uma mudança "revolução cultural" para salvar o planeta. O Papa convidou as pessoas para formar redes para pressionar seus governantes a implementarem as mudanças necessárias. O religioso afirmou que é necessário uma mudança no estilo de vida incluindo pequenas atitudes como usar o transporte público, plantar árvores e apagar luzes quando não estiver usando. Segundo ele, o mundo vive um "consumismo antiético".
Além das recomendações, o Papa Francisco pediu orações para as negociações climáticas na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (Onu), em novembro deste ano, em Paris. O pontífice ainda escreveu duas orações pedindo a proteção ao meio ambiente e rogando a Deus para "tocar o coração daqueles que olha apenas para o ganho, às custas dos pobres e da Terra".

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |