quinta-feira, 24 de julho de 2014

MUNDO: Primeiro-ministro da Ucrânia renuncia

O ESTADO DE S. PAULO

Yatseniuk apresentou a renúncia após criticar políticos por não aprovarem leis para aumentar o financiamento do Exército
Arseni Yatseniuk apresenta renúncia ao Parlamento
KIEV - O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, entregou sua renúncia ao Parlamento nesta quinta-feira, 24, depois de repreender os políticos por não aprovarem leis sobre energia e orçamento para aumentar o financiamento do Exército. "Anuncio a minha renúncia em conexão com o colapso da coalizão e o bloqueio às iniciativas do governo", disse ele ao Parlamento.
Dois partidos ucranianos anunciaram horas antes sua saída da coalizão majoritária no Parlamento para permitir que o presidente Petro Poroshenko convoque nova eleição e "livre" a Casa do que um político qualificou como "agentes de Moscou".
Políticos e ativistas se queixam que a Ucrânia, embora tenha um novo presidente, ainda precisa eleger um novo Parlamento, o que não foi feito depois da derrubada em fevereiro do presidente Viktor Yanukovich, pró-Rússia, e também acusam os aliados do líder deposto de prejudicar a atividade parlamentar.
De acordo com a Constituição ucraniana, o Parlamento tem 30 dias para tentar uma nova coalizão. Se isso fracassar, o presidente então dissolve a Casa e convoca eleições. /REUTERS

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |