sexta-feira, 25 de julho de 2014

DIREITO: "Há mais de dez anos o TJ não faz concurso público", diz presidente da AMAB

Do METRO 1
Por Matheus Morais
Foto: Divulgação
A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Marielza Brandão, falou sobre os quase 1,5 milhão de processos acumulados na Justiça do Estado, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (25). Segundo a juíza, apenas 580 juízes estão aptos para julgar esses processos. "Nós estamos muito preocupados com essa situação, por isso, resolvemos fazes esta campanha que alerta a sociedade sobre a sobrecarga de processos que nós, magistrados, temos para julgar", disse.
Ainda de acordo com a juíza, há mais de 10 anos o Tribunal de Justiça da Bahia não promove um concurso público. "Recentemente, o presidente do Tribunal pediu autorização para fazer um concurso para 200 servidores. Isso não resolve nem o problema da capital, nossa defasagem é de mais de três mil servidores. Existem comarcas no estado que não tem nenhum servidor. Elas funcionam com funcionários emprestados pela prefeitura", afirmou.
"No interior, ainda temos problemas de equipamento, que faz com que o juiz não tenha condição de trabalhar. Muitas máquinas não funcionam. Outro dia, uma juíza me ligou dizendo que até pulga tinha na máquina dela. O presidente do Tribunal tem tomado medidas moralizantes para equacionar o orçamento, mas ele precisa olhar com mais cuidado para o 1º grau", completou.
Segundo Marielza, uma das soluções para resolver a situação é promover um concurso público de imediato. "Além disso, precisamos melhorar o sistema de informática, uma melhora no sistema também é importante. Tem dias que um juiz leva cinco minutos apara fazer uma assinatura digital em um processo, o que, normalmente leva segundos. A s audiências caem e a gente perde depoimento", argumentou.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |