segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ECONOMIA: Impasse persiste nos EUA e deixa mercados cautelosos

Do JB.COM.BR
José Cataldo

Abertura de Mercado 
O impasse orçamentário dos Estados Unidos entra na segunda semana e continua definindo um ambiente de menor apetite ao risco nos mercados financeiros nesta segunda-feira 07/10, após os partidos Republicano e Democrata não avançarem nas discussões à medida que se aproxima o prazo para que o teto da dívida norte-americana seja alcançado.
Sem nenhum progresso entre os partidos, os índices futuros das Bolsas de Nova York exibem perdas ao redor de 1%, contaminando a performance das bolsas europeias e asiáticas, ao passo que o dólar perde terreno ante as principais moedas.
Esses movimentos podem ser atenuados e/ou intensificados à medida que surgirem novidades, o que diminui a relevância dos indicadores econômicos ao longo da semana, embora o Federal Reserve tenha chamado a atenção para os dados norte-americanos, como primordial para definição do início da reversão da política monetária nos EUA. Para hoje, está prevista apenas a divulgação do crédito ao consumidor em agosto. Na semana, os destaques da agenda no exterior são a ata da reunião do Fomc do Federal Reserve (quarta-feira) e a reunião do Banco da Inglaterra (BoE), programada para quinta-feira.
No Brasil, a segunda-feira traz o relatório semanal Focus do Banco Central, com as estimativas das principais variáveis macroeconômicas e o dado parcial da balança comercial. Mas o destaque da semana fica por conta da decisão de juros do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve elevar a taxa Selic em mais 0,50 ponto porcentual. No mesmo dia do anúncio, na quarta-feira, será conhecido também o índice oficial de inflação no País (IPCA) de setembro.
Na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro recuou 0,6% no segundo trimestre deste ano, em base anual, de uma estimativa anterior que apontava contração de 0,5%. Já em comparação com os três primeiros meses de 2013, o PIB dos países da região da moeda única cresceu 0,3%, confirmando a leitura preliminar.
No Brasil, a Bovespa deve ter uma sessão ainda bastante volátil, impactada pelo fluxo de notícias externo e pelo desempenho das principais bolsas internacionais. Às 9h00, o Ibovespa futuro mostrava queda de 0,82%.
*José Cataldo é estrategista da Ágora Corretora

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |