terça-feira, 14 de maio de 2013

SAÚDE: Angelina Jolie fez dupla mastectomia por temer câncer

De OGLOBO.COM.BR
OGLOBO COM AGENCIAS INTERNACIONAIS

Atriz descobriu que tinha mutação genética que leva a um alto risco de desenvolver a doença
Angelina Jolie tomou a decisão de retirar os seios para prevenir câncer - Evan Agostini / AP
RIO - A atriz Angelina Jolie disse nesta terça-feira que sofreu uma dupla mastectomia preventiva depois de descobrir que ela tinha uma mutação genética que leva a um alto risco de câncer de mama e de ovário. Angelina escreveu no "New York Times" que a morte da mãe de câncer aos 56 anos e a descoberta de que ela carregava a mutação do gene BRCA1 levou à decisão.
"Muitas vezes falo com meus filhos da 'mamãe da mamãe', e eu me vejo tentando explicar a doença que a levou para longe de nós. Eles perguntaram se o mesmo poderia acontecer comigo", escreveu a atriz, de 37 anos, no editorial "My Choice Medical".
"Eu sempre lhes disse para não se preocupar, mas a verdade é que eu carrego um gene defeituoso", acrescentou. O médico estima que ela tinha um risco 87% de ter câncer de mama e um risco 50% de câncer de ovário.
"Uma vez que eu sabia que essa era a minha realidade, decidi ser proativa para minimizar o risco tanto quanto eu poderia. Tomei uma decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva", disse ela. A cirurgia incluiu a reconstrução dos seios com implantes.
Os procedimentos tiveram início em 2 de fevereiro e terminaram em 27 de abril. Durante este período, Angelina continuou a trabalhar. Ela disse que seu parceiro, o astro Brad Pitt, esteve ao seu lado o tempo todo, e agradeceu por seu amor e apoio.
Ela disse que estava revelando a sua decisão para ajudar a dissipar as sombras que ainda pairam sobre o câncer e para permitir que outras mulheres façam o teste e escolhas inteligentes de tratamento.
"A decisão de ter uma mastectomia não foi fácil. Mas estou muito feliz por ter feito", disse ela, acrescentando que suas chances de desenvolver câncer de mama caiu de 87% para 5%.
Após Angelina, apresentadora revelou que passará pelo mesmo processo
Ao comentar a decisão de Angelina, a âncora do programa "Early Start", da CNN, Zoraida Samboli, de 47 anos, anunciou ter sido diagnosticada com câncer de mama e também passará pelo mesmo processo.
"Eu lutei por semanas para chegar à melhor maneira de contar para vocês que eu fui diagnosticada com câncer de mama e que eu me afastaria do programa para fazer uma cirurgia", disse Zoraida, em sua página no Facebook.
"Então, Angelina compartilhou sua história de uma dupla mastectomia e me deu coragem para me abrir", completou a apresentadora. Segundo ela, a decisão de se submeter à retirada dos seios foi difícil, mas a perspectiva de Angelina facilitou seu caminho. "É bom ouvir outra pessoa falar sobre isso e ter o apoio de muitas mulheres à sua volta".

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |